Magela e Rosilene continuam como pré-candidatos do PT ao GDF
O PT no DF ainda não definiu quem será o candidato ou a candidata do partido na disputa eleitoral pelo comando do Palácio do Buriti. O ex-presidente Lula esteve em Brasília no decorrer da semana que passou, mas os ‘companheiros’ não tiveram a oportunidade de sentar com ele para decidir se vão de Magela ou Rosilene. A pré-candidatura de ambos está mantida. Nenhum dos dois quer ceder.
Estrela enfraquecida
A disputa entre o ex-deputado e a sindicalista faz com que a legenda vá para a mesa de negociações com outras siglas sem força do ponto de vista político. Ainda mais que o PT deve consolidar a criação de uma federação partidária com PSB, PV e PC do B. Tem ‘companheiro’ com medo da estrela petista ficar ainda mais apagada aqui na capital federal.
A guerra continua
O embate nos bastidores entre o ex-bancário e a ‘professorinha’ (alcunha que lhe foi dada por seus companheiros por ser neófita na política e não por suas qualificações profissionais, as quais esta coluna respeita por ser uma das profissões mais digna e honrosa) ainda está longe de chegar ao fim. O PT segue sangrando.
Dirigentes partidários estão sonhando alto com a CLDF e Câmara dos Deputados
Quem acompanha e cobre os bastidores da política brasiliense tem se deparado com promessas e metas estabelecidas por alguns dirigentes partidários que são impossíveis de serem cumpridas. Tem presidente de partido no DF projetando que sua legenda vai eleger além do que a nominata permite.
Só em outubro para saber
Tem partido grande prevendo eleger quatro distritais e até três federais. Já os que estão à frente das siglas de médio e pequeno porte acreditam que podem chegar à façanha de fazer três distritais e dois federais. A cigana que leu a mão desses dirigentes, com certeza, está podre de rica nessa hora porque o serviço foi bem feito. Quando a Justiça Eleitoral divulgar o resultado das urnas no dia 2 de outubro vai ter muita gente caindo do cavalo.
Celina se consolida como liderança feminina no Congresso
Na última quarta (13), o presidente Jair Bolsonaro sancionou dois projetos considerados importantes pela bancada feminina no Congresso. A deputada Celina Leão, do Progressistas-DF, que é Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, esteve acompanhada de outras colegas parlamentares para o ato simbólico de sanção das duas leis no Palácio do Planalto. A atuação de Celina em defesa da mulher consolida a sua posição de liderança no parlamento brasileiro.
Líder comunitário acende uma vela para grupo de Ibaneis e outra para grupo de Reguffe
O período da pré-campanha é um dos mais emocionantes para quem é do metiê político, principalmente, quando as máscaras de algumas lideranças comunitárias começam a cair. Tem um líder comunitário, que carrega a fama de fanfarrão e oportunista, que já está mostrando a que veio.
O pseudolíder anda organizando reuniões para políticos do grupo do emedebista Ibaneis Rocha e ao mesmo tempo circula na cidade se apresentando como um dos coordenadores de campanha do senador Reguffe, do União Brasil. A artimanha do líder comunitário tem causado inveja em muitos mobilizadores e estrategistas de campanha, pois o dito cujo conseguiu acende vela tanto para um grupo quanto para outro.
* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.