• 22 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis sabe o tamanho do desafio que tem pela frente e promete arrumar a casa 

Ibaneis sabe o tamanho do desafio que tem pela frente e promete arrumar a casa 

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Ao tomar posse pela ‘terceira vez’ no Buriti, o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, falou claramente, durante coletiva de imprensa na última sexta (17), que foi acompanhada por autoridades, parlamentares e lideranças comunitárias, que está ciente que o GDF precisa avançar em todos os setores. Ele prometeu que vai “botar a cidade para rodar”. Fontes palacianas afirmaram para a coluna O Fino da Política que o governador chegou com todo o gás e quer arrumar a casa. No decorrer do período em que esteve afastado, segundo a fonte, Ibaneis não deu ordens para nenhum de seus secretários, não conversou e muito menos se reuniu com ninguém. Contudo, as notícias de alguns desmandos e presepadas cometidas durante a sua ausência, principalmente por parte de alguns gestores, já estão sobre a mesa. O emedebista sabe que não pode vacilar e muito menos perder tempo com gente que não tem compromisso com a sua administração.

Agora apareceu todo mundo

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

A primeira aparição de Ibaneis Rocha num evento público, logo após a sua recondução ao cargo de governador deu o que falar nos bastidores. Um dos assuntos mais comentados foi a presença de ‘aliados’ que sequer abriram a boca para defendê-lo. Mas, na hora da foto ou para a pose diante das câmeras, esses ditos ‘aliados’ são os primeiros a aparecer. Teve gente que ficou o tempo todo na ponta do pé para aparecer ao menos o rosto numa das fotos de divulgação da coletiva.

Apoio de adversários é reconhecido

Outro ponto importante dessa volta de Ibaneis Rocha é que ele reconheceu o que alguns adversários políticos fizeram a seu favor. Ibaneis viu com bons olhos as manifestações de apoio que partiram do senador Izalci Lucas, do PSDB, do deputado federal, Alberto Fraga, e do distrital, Chico Vigilante, do PT. 

Afago em Izalci 

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

O governador gostou tanto das declarações dadas por eles que no sábado (18), o senador Izalci, foi convidado a participar do anúncio oficial da construção do Hospital do Recanto das Emas. Nenhum dos dois fala em aliança, mas essa aproximação entre Ibaneis e Izalci pode render parcerias futuras. Especula-se nos bastidores que os dois estão caminhando para estabelecer uma composição política. Como Ibaneis Rocha não pode concorrer à reeleição em 2026, a disputa pela sua vaga no cargo de governador está aberta. Até lá, Izalci terá tempo para decidir se vai disputar o Buriti novamente ou concorrer à reeleição tendo Ibaneis como adversário como foi em 2022.

Mudanças naturais 

Questionado por este colunista se pretendia retomar as mudanças iniciadas no começo do ano no GDF, tendo em vista que ele foi afastado com apenas oito dias de seu segundo mandato, Ibaneis Rocha, primeiramente, defendeu sua equipe, porém, não descartou que ajustes sejam feitos pelos próximos dias ou semanas. 

Ibaneis disse que as “mudanças são naturais” e que se tiver que fazer, elas serão feitas. Quem estiver fora de sintonia, pode esperar o DODF.

Celina se fortalece para 2026

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Ao contrário de alguns aliados que se esconderam, a vice-governadora Celina Leão, do PP, sempre fez questão de defender Ibaneis em reuniões públicas, políticas e em eventos oficiais. O emedebista não mediu elogios para a leoa. Ele chegou a dizer que se o cargo de vice estivesse sendo ocupado por um homem, talvez ele fosse traído durante seu afastamento. As declarações de Ibaneis sobre sua a vice, a coloca na condição de sucessora natural em 2026. Mas, até lá, ainda tem muito chão.

O xaxado de Lucilene Florêncio

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Ag. Brasília

Com o seu retorno ao Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha encontrou a situação da rede pública de saúde bem complicada. Houve troca no comando do Iges-DF e, nos bastidores, já se fala que a Secretaria de Saúde também passará por mudanças. Ainda não se sabe ao certo quais seriam esses ajustes. A única certeza é que colocaram a médica pernambucana Lucilene Florêncio, titular da pasta, para dançar xaxado ba a frigideira. Pessoas próximas a Ibaneis o tem alertado que a saúde precisa de mais atenção e de um verdadeiro choque de gestão. A gestora não aparece nas fotos da visita de Ibaneis, no sábado (18), ao canteiro de obras do local onde será erguido o Hospital do Recanto das Emas.

Coronel Naime confirma que havia tráfico no QG e ‘máfia’ do PIX

Foto: Divulgação/Ag. CLDF

O aguardado depoimento do ex-comandante de Operações da PMDF, coronel Jorge Naime, aos distritais na quinta (16), confirmou algumas situações relacionadas ao acampamento montado no QG do Exército na capital federal pelos bolsonaristas. O coronel confirmou que havia venda de drogas no local e que um grupo de líderes do movimento, o qual ele chamou de ‘máfia’ do PIX, se aproveitou da situação para arrecadar dinheiro com a desculpa que seria para a manutenção do acampamento. Pelo visto, a galera não estava indo ao QG só para defender Jair Bolsonaro, mas também para fazer fumaça e ganhar dinheiro.

Bia Kicis vai presidir comissão que fiscaliza o governo federal

Foto: Fabiana Oliveira/Café Expressão

Considerada como uma das líderes da oposição ao governo Lula no Congresso Nacional, a deputada federal, Bia Kicis, do PL-DF, foi eleita a primeira presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A comissão é responsável pelo acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial na administração federal em geral, bem como representações e relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Não estamos aqui para fazer estardalhaço. Estamos aqui para fiscalizar, com responsabilidade. Queremos que o Brasil consiga andar na linha, com respeito ao ordenamento jurídico”, disse a deputada na reunião que a elegeu.

Confronto ideológico-religioso entre Fábio Félix e Daniel de Castro já incomoda distritais

Foto/Montagem: Divulgação/CLDF

Confirmando o que O Fino da Política antecipou ainda em dezembro, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) se tornou palco do confronto ideológico-partidário entre dois distritais: Fábio Félix, do Psol, e Pastor Daniel de Castro, do PP. Cada qual tem a sua bandeira. No entanto, esse embate entre eles está começando a incomodar os seus colegas de plenário. O veterano Chico Vigilante, do PT, na última terça (14), usou a tribuna para reclamar da postura dos parlamentares.

“Aqui não é igreja. Isso nunca ocorreu aqui na Câmara Legislativa durante esses anos que estou aqui. Até agora, desde quando começou a legislatura, nós não votamos nada e eles ficam com esse blá blá blá”, reclamou o distrital aos jornalistas que acompanhavam a sessão no plenário.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

PEDIU APOIO | Trump diz que vai ser preso até terça e convocou aliados para protestar

Read Next

NOVO HOSPITAL | GDF vai investir R$ 147,6 milhões para erguer a unidade no Recanto das Emas