Ibaneis Rocha participa de convenção do PL que confirmou Bolsonaro como candidato a presidente
O governador do DF e pré-candidato a reeleição pelo MDB, Ibaneis Rocha, participou, na manhã deste domingo (24), no Rio de Janeiro, da convenção nacional do PL que confirmou o presidente da República, Jair Bolsonaro, como candidato da legenda ao Planalto. Ibaneis é o candidato do presidente ao GDF. Na semana que passou eles estiveram juntos quando anunciaram um novo acordo. Ibaneis esteve acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, da deputada e pré-candidata ao Senado, Flávia Arruda, e do ex-governador do DF e pré-candidato a deputado federal, José Roberto Arruda, que também é do PL, assim como Flávia e Bolsonaro. Ibaneis está ganhando espaço em meio ao liberais.
Ibaneis recompõe sua chapa e pode ampliar ainda mais sua aliança até o fim das convenções
No decorrer da semana que passou, o emedebista Ibaneis Rocha mostrou que apesar do pouco tempo de vivência na política, ele já sabe como se movimentar e articular nos bastidores e recompôs a sua chapa majoritária. Ibaneis conseguiu trazer de volta o casal Arruda para sua aliança partidária e fortaleceu seu nome como franco favorito na disputa ao Palácio do Buriti. Fontes palacianas ouvidas pela coluna O Fino da Política disseram que a meta do governador agora é ampliar a quantidade de partidos de sua coligação majoritária até o fim do período das convenções.
Leoa, articuladora
Nos bastidores, enquanto muitos acreditavam que já estava tudo certo para um possível confronto entre o grupo do governador Ibaneis e do casal Arruda, um outro grupo se mobilizava para articular uma reaproximação entre eles. Eis que veio a reviravolta. Uma das principais articuladoras desse retorno dos Arrudas foi a deputada Celina Leão, do Progressistas, que está mais do que consolidada como pré-candidata a vice na chapa de Ibaneis Rocha. A leoa, realmente, é uma fera na arte da articulação.
Retorno mais tranquilo II
Como noticiado pelo O Fino da Política, no dia 10 de julho, o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, do PL, optou em voltar para a política de uma forma mais tranquila, ou ‘com humildade’ como ele decidiu denominar. Caso prosseguisse com seu desejo de retornar ao Buriti já nestas eleições, com certeza, a situação política da ex-ministra e deputada Flávia Arruda, também do PL, ficaria um pouco complicada.
A melhor opção
Apesar do ex-governador falar que não teria impedimento legal, Arruda sabe que montar uma chapa composta por ele e Flávia seria pouco atrativa para os demais partidos. Arruda foi prudente ao optar em voltar para a política pela Câmara dos Deputados, assim como no passado, quando renunciou ao posto de senador em 2001, após o escândalo da violação do painel do Senado, e em 2002 se elegeu deputado.
PO ficou em espaço
Ausente do DF durante o decorrer dessa semana decisiva, o ex-vice-governador e empresário Paulo Octávio, que comanda o PSD no DF, acabou ficando de fora dessa recomposição partidária do grupo de Ibaneis Rocha. PO, que continua como pré-candidato ao Senado, ainda não fez nenhum pronunciamento sobre seu futuro político.
Lugar ao sol
A convenção de seu partido que estava prevista para dia 30 de julho foi transferida para dia 5 de agosto, data limite estipulada pela Justiça Eleitoral para realizar as convenções. Tudo indica que PO ainda está em busca de um lugar ao sol nestas eleições. No grupo de Ibaneis, as portas seguem abertas para ele. Nos bastidores, as notícias dão conta que PO andou sendo sondado e conversou até com o pessoal da esquerda. No entanto, como bom mineiro que é, PO segue em cima do muro a espera da melhor oportunidade. Tomara que faça a melhor escolha.
Republicanos pode ficar com uma suplência
A fama de ser um partido em que as ovelhas costumam se rebelar contra seus pastores, o Republicanos acabou sobrando em meio a reviravolta na chapa de Ibaneis. A legenda que estava com a vaga ao Senado, acabou ficando sem nada. Nos bastidores, alguns observadores e articuladores garantem que a sigla ainda tem chances de emplacar uma das suplências da agora pré-candidata Flávia Arruda.
Damares mal chegou, já está de saída
A ex-ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, do Republicanos, deve voltar a frequentar os salões do Planalto e do Alvorada. Sacada da chapa de Ibaneis pelo próprio presidente Bolsonaro, Damares é muito próxima da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e há rumores de que ela vai rodar o país em busca de ampliar a base de apoiadores evangélicos de Bolsonaro. Em tempo, Damares Alves mal chegou na política brasiliense e já está de saída.
Paco vai assumir cargo estratégico
Já se sabe que o atual vice-governador do DF, Paco Britto, do Avante, vai fazer parte de um eventual segundo mandato de Ibaneis. Interlocutores revelaram para coluna O Fino da Política que Ibaneis Rocha está reservando um cargo estratégico para o fiel companheiro.
Izalci e Paula Belmonte ainda se engalfinham
A disputa entre o senador Izalci Lucas, do PSDB, e a deputada Paula Belmonte, do Cidadania, ainda perdura e uma decisão sobre o futuro político dos dois vai acabar ficando a encargo da cúpula nacional da Federação PSDB-Cidadania. A guerra entre eles já contagiou suas assessorias. A cada movimentação de seus pupilos, os assessores correm para dar a sua versão dos fatos para a imprensa. Por enquanto, Izalci e Paula Belmonte são candidatos de si mesmo.
Frase do Fino
“A boa política é feita com diálogo. Agora que nossos caminhos estão definidos, é hora de união para levar à frente os nossos compromissos com a população do DF”, José Roberto Arruda, pré-candidato a deputado federal pelo PL.
“Mesmo passando por um período difícil no enfrentamento à pandemia, conseguimos avançar em muitas áreas durante nossa gestão. Sabemos que temos muitos desafios pela frente e vamos continuar trabalhando para fazer do DF um lugar melhor para nossa população”, Ibaneis Rocha, governador do DF e pré-candidato à reeleição pelo MDB,
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.