• 24 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis Rocha não abre mão de Anderson Torres na SSP-DF

Ibaneis Rocha não abre mão de Anderson Torres na SSP-DF

Ibaneis Rocha e Anderson Torres
Foto: Reprodução/Google Imagens

A polêmica sobre a cessão do ex-ministro e delegado da Polícia Federal, Anderson Torres, para comandar a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) devido a edição de uma portaria por parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos primeiros dias do governo Lula, em que normatiza a ida de servidores da Polícia Federal para outros órgãos, fez com que o governador Ibaneis Rocha, do MDB, se envolvesse diretamente no assunto. Ibaneis não abre mão do delegado à frente da SSP-DF e já encaminhou um pedido ao atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

Ibaneis Rocha e o político maranhense possuem uma boa relação e, certamente, depois do excelente trabalho em conjunto realizado pelas forças de segurança do governo federal e do DF para garantir uma posse presidencial tranquila no dia 1º de janeiro, o ministro não terá como não ceder Anderson Torres para comandar a segurança da capital do País. Vale ressaltar que todo o esquema de segurança para a posse de Lula foi planejado pela equipe que o próprio ex-ministro Anderson deixou na SSP-DF, sob o comando de seu colega de corporação, o também delegado Júlio Danilo.

Prestigiou posse de ministros

Ibaneis Rocha e ministros Camilo Santana, Flávio Dino e Wellington Dias
Foto: Reprodução/Instagram

Com a chegada de uma nova administração no governo federal, Ibaneis Rocha fez questão de prestigiar a posse de alguns ministros do governo Lula. O emedebista esteve presente em três cerimônias. Nas redes sociais, Ibaneis divulgou foto dele nos eventos e parabenizou os ministros Camilo Santana, titular da Educação, Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social. Ibaneis Rocha lembrou que os três são ex-governadores e apresentaram excelentes resultados em seus estados.

“Desejo um bom trabalho e peço que olhem e cuidem com carinho do Distrito Federal. Estaremos sempre à disposição”, disse Ibaneis nas redes.

Forças de segurança do DF fizeram um trabalho de excelência durante posse presidencial

Apoiadores de Lula e PMs
Foto: Reprodução/Google Images

O trabalho realizado pelas forças de segurança da capital federal antes, durante e após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro, resgatou a imagem de que temos os melhores e mais bem preparados profissionais de segurança do País. Apesar de ter sido uma ação conjunta e planejada com a Polícia Federal, o grosso da operacionalização do esquema de segurança ficou mesmo a encargo das instituições brasilienses. Quem foi à Esplanada dos Ministérios assistir a posse e aos shows, pode celebrar em paz. Parabéns a todos os agentes das forças de segurança do DF.

CLDF sob o comando Wellington Luiz 

Deputado Wellington Luiz
Foto: Divulgação/Agência CLDF

Como vinha sendo antecipado por esta coluna, o deputado distrital Wellington Luiz, do MDB, foi eleito, por unanimidade, para presidir a Câmara Legislativa do DF. O policial civil aposentado recebeu os votos de todos os seus colegas. Wellington prometeu aos distritais que a CLDF terá uma gestão que respeitará o espaço de todos, prova disso é a composição da mesa diretora e das comissões permanentes. Todos os grupos foram contemplados.

Sem ruído na comunicação 

Assim que assumiu o cargo, Wellington Luiz tratou logo de sanar uma suposta armação feita para deixá-lo numa situação desagradável com os sites e portais de notícias do DF. Muitos profissionais, inclusive esta coluna, foram impedidos de fazer a cobertura jornalística da posse dos deputados distritais no plenário da CLDF por determinação da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Casa. O novo presidente não hesitou em tomar providência e já trocou o comando da respectiva diretoria.

“Quem quis armar para me queimar com os sites e portais de notícias, se deu mal. Quem me conhece sabe que não trabalho dessa forma. A imprensa terá total liberdade para trabalhar na CLDF”, disse o presidente para O Fino da Política

Robério Negreiros será a voz de Ibaneis no plenário

Deputado Robério Negreiros
Foto: Silvio Abdon/Agência CLDF

Nova legislatura, novo líder de governo. O governador Ibaneis oficializou o deputado Robério Negreiros, do PSD, como seu líder de governo na CLDF. Robério está indo para o seu quarto mandato e a partir de fevereiro, quando se iniciam as atividades do plenário, vai passar a ser a voz oficial do governo entre seus pares. O distrital se manteve fiel a Ibaneis Rocha durante as eleições e não embarcou na trama organizada pelo empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio, presidente regional do PSD no DF, que se candidatou ao GDF com o objetivo de forçar um segundo turno e valorizar seu passe político.

Flávia Arruda em busca de novos caminhos 

Deputada Flávia Arruda
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A saída da ex-ministra e deputada Flávia Arruda do Partido Liberal deu o que falar no decorrer da semana que passou. A desfiliação ganhou mais destaque ainda porque a parlamentar cumprimentou o presidente Lula, no plenário da Câmara dos Deputados, no dia 1º de janeiro. A movimentação de Flávia reforça a narrativa defendida por seus apoiadores de que ela agora tem peso político próprio e não só por carregar o sobrenome de seu esposo, o ex-governador José Roberto Arruda.

Nos bastidores, muita gente diz que a deputada está em busca de ‘novos caminhos’ como ela afirmou na carta de desfiliação entregue à cúpula do PL. Na visão de muitos cientistas políticos, a qual esta coluna também compartilha, a política é feita de ciclos, um dia a gente ganha, noutro a gente perde, e nada melhor do que começar um novo ciclo para seguir em frente. Flávia Arruda simplesmente está deixando para trás o que não deu certo, mas ela continua firme e em evidência no cenário político.

Chico Vigilante segue firme no combate ao ‘cartel dos combustíveis’ no DF

Deputado Chico Vigilante
Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Logo na primeira semana de 2023, o deputado distrital Chico Vigilante, do PT, foi para cima dos donos de postos de combustíveis do DF diante dos preços abusivos praticados em seus estabelecimentos até que o governo Lula emitisse uma nova medida provisória (MP) sobre a desoneração dos impostos federais sobre os combustíveis. Como a MP expirava no dia 31 de dezembro, os empresários não esperaram nem os fogos anunciarem a chegada do novo ano e correram na bomba para meter a mão no bolso dos consumidores. Teve posto cobrando R$ 6,30 pelo litro da gasolina. Vigilante, que é presidente da comissão de defesa do consumidor (CDC) da Câmara Legislativa, acionou a PF e o Cade contra o ‘cartel dos combustíveis’ do DF. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ExpressaoBrasiliense

Instagram: https://www.instagram.com/expressaobrasiliense/YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwGF_CFy8FydCs-Z4qZcoWg

Read Previous

COMUNICAÇÃO LIVRE | Whatsapp lança ferramenta contra a censura

Read Next

TOMARAM A ESPLANADA | Bolsonaristas radicais furam bloqueio e invadem Planalto, Congresso e STF