• 4 de maio de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis quer evitar um ‘novo’ 8 de janeiro durante desfile militar na Esplanada

Ibaneis quer evitar um ‘novo’ 8 de janeiro durante desfile militar na Esplanada

Foto: Reprodução/Instagram

Durante participação no seminário “Lide Brazil Development Forum”, em Washington, nos Estados Unidos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, exaltou os potenciais da capital federal brasileira para empresários, investidores, líderes mundiais e dirigentes das principais instituições financeiras do mercado global. Ibaneis falou de Brasília com muita paixão e não titubeou ao mencionar os atos do dia 8 de janeiro em meio a sua apresentação demonstrando estar preocupado com o desfile militar que será realizado na Esplanada dos Ministérios, no dia 7 de setembro, em celebração ao Dia da Independência do Brasil. Sem citar nomes, ele lembrou que em 2022, logo após a parada militar, foi realizado um ato político no local. O emedebista ressaltou que o DF, por ser a capital da República, se transforma frequentemente em palco de atos políticos. “Brasília é o palco das grandes manifestações nacionais. Tudo acontece em Brasília”, destacou Ibaneis Rocha.  

Forças de segurança do DF serão testadas

Ao lembrar dos trágicos episódios do dia 8 de janeiro, Ibaneis Rocha ressaltou que o DF possui a melhor segurança do País. Contudo, o governador foi sincero e disse que “o ‘7 de setembro’ já é uma preocupação para todos sobre o que vai acontecer. O ‘7 de setembro’ passado foi marcado por uma atuação política e não só cívica. Então, temos muito medo do que pode acontecer em grandes eventos e a gente tem que trabalhar de forma muito preparada com as nossas forças (de segurança pública) integradas com as polícias da Câmara, do Senado, do Judiciário e com o Poder Executivo, aí a Força Nacional vai nos ajudar”. 

Governo federal já foi acionado

Foto: Tom Costa/MJSP

Enquanto Ibaneis Rocha participava desse evento nos Estados Unidos, a governadora em exercício, Celina Leão, do PP, foi até o Ministério da Justiça e Segurança Pública e esteve reunida com o secretário executivo da pasta, Ricardo Capelli, que foi designado para ser o interventor na segurança do DF após os atos do 8 de janeiro. Celina entregou um ofício para Capelli alertando sobre vídeos que circulam nas redes sociais convocando a população para uma mobilização no dia 7 de setembro em Brasília. A governadora em exercício solicitou expressamente que a Força Nacional esteja na Esplanada dos Ministérios e convidou os órgãos de segurança do governo federal para integrarem o Gabinete de Mobilização Institucional do DF, que foi criado para concentrar todas as ações, informações e planejamentos referentes à segurança da capital do País. 

Sem mobilização dos companheiros 

Diferentemente do que ocorreu na posse do agora presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no dia 1º de janeiro deste ano, quando uma multidão de milhares de seus apoiadores vieram de todos os estados para ver o petista subir a rampa do Planalto, desta vez a ‘companheirada’ não vai marchar rumo à Brasília para evitar possíveis confrontos com bolsonaristas e gerar desgaste para o atual governo.

Políticos do DF participam de evento do Grupo Lide Brazil em nos EUA

Foto: Reprodução/Instagram

Voltando a falar do seminário com empresários nos Estados Unidos organizado pelo Lide Brazil, um grupo de parlamentares e autoridades do DF marcaram presença no evento. Estiveram por lá o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, do MDB, o presidente da Ceof da CLDF, o distrital Eduardo Pedrosa, do União Brasil, e o federal, Rafael Prudente, do MDB. O secretário de Planejamento do DF, Ney Ferraz, e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também estavam presentes no fórum. O evento também contou com a presença de governadores e parlamentares de outros estados.

BRB se torna case em painel sobre investimentos 

Foto: Reprodução/YouTube

Além da apresentação do governador Ibaneis, quem também pode exaltar as qualidades da nossa capital federal foi o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Ele foi um dos expositores de um painel que contou com a participação de dirigentes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, entre outras referências do mercado financeiro. Ao passar a palavra para Paulo Henrique, o mediador disse que o BRB era uma instituição que era motivo de orgulho para o Brasil. Em sua explanação, o presidente do banco destacou que a instituição está passando por um processo de transformação digital e de expansão nacional. Paulo Henrique Costa também mencionou a importância da atuação do banco durante a pandemia junto com o GDF desenvolvendo e implementando diversas ações nas áreas sociais para socorrer as famílias brasilienses e os programas destinados para o setor produtivo e empresarial. 

PO preferiu ficar em Brasília fazendo política

Foto: Reprodução/Google Imagens

Um assunto que não passou despercebido e foi muito comentado entre os presentes no seminário foi a ausência do coordenador do Lide Brazil em Brasília, o empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio. PO, como também é chamado, promoveu um almoço-debate do Lide Brasília na última quarta (30) para render homenagens ao senador Omar Aziz, que é do PSD-AM, partido que o empresário comanda no DF. Nos bastidores, os comentários é que PO ainda tenta faturar os louros da exclusão do texto do Fundo Constitucional do DF do PLP do arcabouço fiscal, cuja iniciativa partiu do senador Omar Aziz, que relatou a matéria no Senado, atendendo pedidos de toda a classe política brasiliense. 

Jornalistas são expulsos de evento do PL com Michelle em Brasília

Foto: Reprodução/YouTube

A polêmica expulsão de jornalistas que foram credenciados previamente para cobrir o encontro do PL Mulher em Brasília acabou ofuscando o evento. Profissionais de imprensa que já se encontravam dentro do local foram retirados e os que aguardavam de fora não tiveram seu acesso liberado. O encontro contou com a participação da ex-primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, que chegou a dizer que está sendo vítima de ‘narrativas que tentam desconstruir sua reputação’. A confusão com a imprensa deixou o clima do evento carregado. A vice-governadora do DF, Celina Leão, que não é boba, chegou no início do encontro, fez uma breve saudação e saiu logo. Celina sabe que na posição que se encontra não pode se envolver em problemas, ainda mais com a mídia. No encontro do PL Mulher teve muito discurso contra o atual governo. A presidente do PL do DF, deputada Bia Kicis, enfatizou que a legenda é um “partido de direita e não vai fazer parte da base do governo Lula, como muitos estão dizendo por aí”. 

Ricardo Vale e Magela ensinam aos companheiros como se faz política

Foto: material cedido ao Expressão Brasiliense

Mesmo sendo de partidos que não integram a base de apoio ao governo Ibaneis Rocha, o deputado distrital, Ricardo Vale, e o ex-deputado federal, Geraldo Magela, ambos do PT, estiveram reunidos com a governadora em exercício do DF, Celina Leão, para tratar de assuntos importantes para a população brasiliense. Ricardo Vale conseguiu que o GDF regulamentasse duas leis de sua autoria que tem como objetivos combater o feminicídio e enfrentar a violência doméstica na capital federal. Já Magela propôs à ‘Leoa’, como a vice-governadora é chamada no meio político, que o GDF crie um conselho de acompanhamento do Fundo Constitucional do DF com a participação de entidades e instituições representativas da sociedade brasiliense, como a CUT e a Fibra, entre outras. Os dois petistas estão ensinando aos companheiros que ainda não aprenderam, como se faz política de verdade e não de ocasião e oportunismo.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É apresentador do podcast Café Expressão. É presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA | Arthur Elias é anunciado como novo técnico e já faz a sua primeira convocação

Read Next

EM ARAPOANGA PELA 1ª VEZ | Projeto Fecomércio Mais Perto de Todos atende mais de 3 mil pessoas com serviços de saúde e outras áreas