• 23 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis não vai abandonar Celina como fez Roriz com Abadia

Ibaneis não vai abandonar Celina como fez Roriz com Abadia

Ibaneis não vai abandonar Celina como fez Roriz com Abadia
Foto: Reprodução/Google Imagens

As movimentações nos bastidores da política brasiliense estão pegando fogo, em especial sobre as próximas eleições que ocorrerão em 2026. A última da vez são os rumores e boatos de que o governador Ibaneis Rocha, do MDB, possa vir a abandonar a sua vice, Celina Leão, do PP, na disputa pelo Buriti. As especulações são as mais diversas. Entre as quais a de que Ibaneis vai repetir o ex-governador Joaquim Roriz quando a sua então vice, Maria de Lourdes Abadia, concorreu à reeleição em 2006 e perdeu para José Roberto Arruda, que também integrava o time de Roriz. Na época, Abadia que contava com a estrutura da máquina pública não conseguiu se reeleger e perdeu para Arruda logo no primeiro turno. Muito se fala que o verdadeiro candidato de Roriz era Arruda e não Abadia. Reza a lenda que Roriz inclusive circulou com seu ex-secretário de Obras pedindo votos para ele e não para Abadia.

Apesar das tentativas de comparações, o cenário atual é bem diferente. Ao contrário de Joaquim Roriz, que mal deu espaço para Maria Abadia ocupar a cadeira do Buriti no decorrer do mandato, Ibaneis Rocha tem sido um gestor que dá liberdade para Celina trabalhar e muitas das vezes representá-lo em ocasiões importantes. Vale destacar que Ibaneis e Celina estão em plena sintonia desde o trágico episódio dos atos do dia 8 de janeiro. A ‘Leoa’ demonstrou sua total lealdade ao emedebista e durante o período em que comandou o GDF devido ao afastamento dele por imposição da Justiça, ela sempre destacava que estava ali cumprindo uma missão até o retorno de Ibaneis. A administração atual do DF tem um pouco da cara de Celina. O time comandado pela ‘Leoa’ ocupa espaços relevantes e tem mostrado capacidade de desenvolver ações que apresentam resultados positivos para a população. É como se Ibaneis já estivesse preparando o terreno para sua saída, já que ele tem a intenção de concorrer ao Senado em 2026, e ao mesmo tempo permitir que a população perceba que Celina está preparada para seguir tocando o barco. Na atual circunstância, dificilmente o governador vai deixar o Buriti para concorrer ao Senado apoiando outro candidato que não seja a ‘Leoa’. Para quem acompanha os bastidores e considerando os sinais e movimentações que partem do Buriti, o projeto Celina 2026 tem tudo para emplacar e o grupo que está à frente do GDF permanecer por mais quatro anos.  

Dessa vez não tem um candidato como Arruda

Dessa vez não tem um candidato como Arruda
Foto: Reprodução/Google Imagens

Além de contar com o apoio de Ibaneis, Celina Leão tem a seu favor a falta de um nome dentro da sua corrente política com capacidade de tirá-la da disputa. Ao contrário do que aconteceu com Maria Abadia, a ‘Leoa’ não terá um concorrente do nível de José Roberto Arruda. Até porque os possíveis nomes da direita que poderiam concorrer contra ela, como a senadora Damares Alves, do Republicanos, ou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro já manifestaram que irão apoiá-la. É bem verdade que existem outros políticos da direita com capacidade de governar o DF, porém, Celina é a bola da vez e está se articulando para diminuir as chances de possíveis desertores dentro do conjunto de partidos que dão sustentação política ao governo atual.

Disputa polarizada

Disputa polarizada
Foto: Reprodução/Google Imagens

Mesmo ainda faltando um bom tempo para as eleições de 2026, o cenário aponta para uma disputa polarizada entre a direita e a esquerda. Os partidos de centro tendem a ser o fiel da balança. Dificilmente, surgirá alguém no cenário com força para se tornar uma terceira via. Nas duas últimas eleições no DF ficou claro que o eleitor brasiliense está dividido entre direita e esquerda, sendo que a direita tem demonstrado que conta com a simpatia da maioria. As sondagens mais recentes junto ao eleitorado brasiliense apontam que a direita tem tudo para continuar administrando a capital federal. Até o momento, a esquerda ainda não definiu quem é que vai para o embate com a ‘Leoa’. Alguns nomes estão surgindo no cenário, entretanto, não demonstram que terão forças suficientes para ameaçar a permanência de Celina no Buriti a partir de janeiro de 2027;

Roosevelt propõe monitoramento nas escolas

Roosevelt propõe monitoramento nas escolas
Foto: Divulgação

Os conflitos e brigas entre estudantes nas escolas e os casos de roubos e furtos nas imediações dessas instituições podem estar com os dias contados. O distrital Roosevelt Vilela, do PL, apresentou um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo nas escolas públicas e privadas do DF. A medida visa prevenir, coibir e registrar possíveis casos de violência, abuso, bullying, entre outras situações de risco nas instituições de ensino. A proposta de Roosevelt é mais do que louvável, é necessária diante do que vem acontecendo nas escolas nos últimos anos. O estudante precisa ter clareza que ele está indo para a escola adquirir conhecimento e não se meter em confusão. Parabéns ao distrital por essa iniciativa. Tomara que não encontre resistência dentro da comunidade escolar e seja aprovada o quanto antes para o bem de todos.

Hermeto amplia base de apoio na zonal 10

Hermeto amplia base de apoio na zonal 10
Foto: Divulgação

O distrital Hermeto, do MDB, se consolidou como a principal força política da zonal 10 que abrange as cidades da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Park Way. Visando ampliar ainda mais a sua base, na semana que passou Hermeto divulgou que o grupo estaria ganhando o reforço do professor Ricardo Dantas, que em 2022 se candidatou a distrital e obteve 1.771 votos na região. O emedebista deve concorrer a distrital novamente em 2026 e sabe que precisa ter uma rede de apoiadores que assegurem a sua recondução ao cargo. O grupo de Hermeto é formado por ex-administradores regionais, lideranças dos mais diversos setores, além de uma boa leva de colaboradores que contribuem com a gestão administrativa do DF. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

AINDA EM CRISE PÓS-ELEIÇÕES | Venezuela tem suas ruas tomadas por apoiadores do chavismo e opositores

Read Next

COM ABSTENÇÃO ACIMA DOS 50% | Enem dos concursos teve baixa adesão e cerca de 1 milhão de inscritos fizeram as provas