• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis e Izalci participam de solenidade de assinatura da MP que concede reajuste para policiais e bombeiros

Ibaneis e Izalci trabalhando juntos pelas forças de segurança do DF

Mesmo diante de todas as tentativas de afastá-los, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e o senador Izalci Lucas (PSDB) estão mostrando àqueles que querem vê-los distantes que a união e o trabalho em prol da população estão acima de interesses escusos.  Na véspera do Natal, terça-feira (24), os dois políticos estiveram juntos no Palácio da Alvorada para participar de uma solenidade reservada em que o presidente Jair Bolsonaro assina a medida provisória que concede reajuste de 8% para as forças de segurança do Distrito Federal. Os dois viram Bolsonaro assinar o documento sentados frente a frente. Na saída do Palácio, Ibaneis e Izalci desceram de seus carros para falar com a imprensa. 

Apoio no Congresso Nacional

O senador Izalci Lucas afirmou que não medirá esforços para que a MP do reajuste tramite o mais rápido possível pelas duas casas no Congresso Nacional. O parlamentar vem debatendo esse tema do aumento salarial com as forças de segurança do DF há muito tempo. Como coordenador da bancada do DF, ele inclusive promoveu reuniões entre os parlamentares e as categorias. Esses encontros resultaram na construção de uma proposta que fora entregue pelo próprio Izalci ao governador. Agora que a MP irá ser debatida no Congresso, o senador deve entrar em cena para buscar apoio dos demais parlamentares. Quanto ao reajuste salarial, Izalci disse que o aumento não era bem o que se pretendia, mas afirmou que vai continuar trabalhando para que os policiais civis e militares e os bombeiros tenham melhores condições de trabalho e remuneração a altura do serviço prestado à população.

Plateia ilustre

A solenidade de assinatura da MP no Palácio da Alvorada contou com a presença do general Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, que é policial militar da reserva do DF, do secretário de Segurança do DF, Anderson Torres e do ex-deputado federal, Alberto Fraga (DEM), que é coronel da reserva da PMDF. 

Para Izalci e Ibaneis, 2022 está muito distante. Agora, é hora de pensar em Brasília

Essa aproximação de Ibaneis e Izalci Lucas preocupa alguns aliados do governador. O senador é hoje um colaborador distante do governo do Distrito Federal (GDF), pois não fez nenhuma indicação para a gestão do advogado que comanda o Palácio do Buriti. Mas, mesmo assim, ambos estão sabendo separar o joio do trigo e estão batendo uma bola, digamos assim. O problema gira em torno de que muitos consideram o senador um possível candidato ao GDF em 2022 e sabem da competência do parlamentar, que é hoje considerado um político influente no Congresso Nacional. Por isso, que aqueles que estão sentados ao lado de Ibaneis Rocha querem Izalci bem longe. Vale ressaltar que tanto o governador e o senador não se cansam de falar que está cedo para debater as eleições de 2022. O próprio Ibaneis disse recentemente que não tratou do assunto nem com ele mesmo. Ou seja, a torcida do contra vai ter que esperar.

Beijinho Doce

Quem participou do encontro no Palácio da Alvorada presenciou uma cena para lá de inusitada. Segundo fontes palacianas, o governador Ibaneis Rocha ao chegar no recinto distribuiu abraços e apertos de mão. Porém, Ibaneis estava tomado pelo clima natalino e ao cumprimentar o ex-deputado Fraga, não hesitou em dar-lhe um beijo no rosto. A cena foi o ápice da entrada de Ibaneis no Palácio. Depois de um embate duro nas eleições de 2018, Ibaneis demonstrou que não tem mágoas e nem ressentimento do adversário de urna. Resta saber se o coronel gostou do beijinho doce?

Para Refletir

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta“, Nicolau Maquiavel (1469 – 1527), foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico italiano.

Por José Fernando Vilela

Read Previous

DIVERSÃO | Sexta (27/12) é dia de Surf Sessions no Restaurante Oliver

Read Next

GESTÃO | Um novo banco para Brasília