Ibaneis deve definir últimos nomes de sua equipe e anunciar administradores regionais
Nesta última semana de dezembro, as atenções da política brasiliense estarão voltadas para o governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha, do MDB. Segundo fontes palacianas, ele deve finalizar a composição do seu secretariado definindo os últimos integrantes do 1º escalão, bem como anunciar os nomes dos administradores regionais das cidades.
Com a vitória em primeiro turno no pleito eleitoral, Ibaneis escapou das garras dos ‘aliados’ que torciam para que houvesse um segundo turno e eles pudessem cobrar uma fatura altíssima na composição política do GDF em troca de apoio. O emedebista tem sinalizado que está montando sua equipe ao seu modo e com aqueles que se identificam com seu estilo de governar, o representa e defende sua administração. Os ‘traíras de burca’ estão com os dias contados no GDF.
Compromisso com o padrinho e com o governo Ibaneis
Em meio as negociações e articulações para definir quem vai cuidar das RAs, os pretensos padrinhos políticos das cidades já sabem que seus ‘afilhados’ terão que trabalhar incansavelmente para entregar resultados para a população. Nesse quesito, a próxima gestão do emedebista será mais exigente. Quem quiser pagar de administrador ‘enrolão’ ou ‘pavão’ vai ser ejetado da cadeira sem nem precisar consultar o padrinho.
Diplomação marcada por manifestações
A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos do DF neste ano, que foi chamada de ‘a festa da democracia’ pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, ficou marcada pelas manifestações da plateia que compareceu ao evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Estava perceptível a divisão dos campos políticos-ideológicos. Apesar das diferenças, todos se manifestaram sem que houvesse tumulto ou confronto. Outro ponto a ser destacado do evento, e que recebeu muitos elogios, foi a concessão do uso da palavra para alguns eleitos.
Claque fez diferença
Agora quem fez barulho mesmo foram as equipes dos parlamentares. Alguns grupos pareciam aquelas torcidas organizadas de estádio de futebol. Todos muito bem treinados para a ocasião. Assim que o eleito era anunciado para receber seu diploma, a claque entrava em ação. Quem estava na plateia percebeu que uns quatro parlamentares optaram em não levar ninguém e ficaram ofuscados quando foram chamados ao palco.
Pastor Daniel de Castro e Fábio Félix devem travar embate na CLDF para defender seus segmentos
Entre os candidatos eleitos a serem diplomados, dois chamaram atenção ao subir ao palco por marcar posições diferentes. O ex-administrador de Vicente Pires e distrital eleito pelo PP, pastor Daniel de Castro, posou para foto ao lado do presidente do TRE-DF, junto com a família que carregava balões com letras que formavam a palavra Jesus. Daniel de Castro é pastor evangélico, líder religioso de sua congregação e defensor da família. Já o distrital reeleito pelo PSol, Fábio Felix, homossexual assumido, fez questão de abrir a tradicional bandeira arco-íris, que representa o segmento LGBTQIA+, base política do parlamentar, ao receber seu diploma das mãos de Belinati. Nos bastidores, muita gente especula que o pastor evangélico e ativista LGBTQIA+ devem se enfrentar na CLDF para defender seus segmentos.
Fred Linhares é 100% Ibaneis
Novato na política, o apresentador Fred Linhares, que se elegeu deputado federal pelo Republicanos, está chegando de mansinho na área. Considerado uma das estrelas da comunicação brasiliense, Fred, que é filho do falecido ex-deputado e radialista Silvio Linhares, já sabe onde está pisando. Ao ser questionado por esta coluna sobre como está sua relação com o chefe do Buriti, ele nem titubeou: – sou 100% Ibaneis. Já em relação ao governo Lula, Fred Linhares foi pragmático. “Só vou votar naquilo que for interesse da população, de resto, serei contra mesmo”, declarou o federal eleito.
Roriz Neto diz que não terá folga em janeiro
Quem está prometendo trabalhar logo assim que assumir o mandato é o distrital eleito pelo PL, Joaquim Roriz Neto. Ele disse para O Fino da Política que já na primeira semana de janeiro ele estará nas ruas para conversar com a população para saber quais são suas necessidades. “Vou estar próximo da população e quero ajudar o GDF a tirar do papel o que ficou estabelecido no plano apresentado pela transição”, afirmou Roriz Neto.
Izalci já está em campanha, só não sabe para qual cargo
Após amargar a quinta colocação na disputa pelo GDF neste ano, o senador Izalci Lucas, do PSDB, já está se preparando para as eleições de 2026. O parlamentar tem só mais quatro anos de mandato e caso queira continuar atuando como político, ele terá que vencer no próximo pleito. Izalci só não sabe qual cargo ele irá concorrer. Nas eleições deste ano, o seu grupo político não se saiu muito bem e ainda enfrentou problemas internos com a criação da federação PSDB-Cidadania. No frigir dos ovos, Izalci saiu menor politicamente do que ele era em 2018 quando se elegeu senador. Na ocasião, ele obteve mais de 400 mil votos e neste ano chegou a duras penas a um pouco mais de 70 mil. O senador tem manifestado que o sinal de alerta acendeu em seu gabinete, mas vai ter que agir com muita perspicácia para não errar a mão. Senão, infelizmente, vai perder mais uma eleição.
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/ExpressaoBrasiliense
Instagram: https://www.instagram.com/expressaobrasiliense/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwGF_CFy8FydCs-Z4qZcoWg