Ibaneis assume protagonismo nacional ao liderar governadores contra tarifaço
Em uma articulação que movimentou o cenário político nacional, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assumiu a dianteira na luta contra o tarifaço de Donald Trump sobre produtos brasileiros. Preocupados com os impactos da medida em diversos setores da economia, governadores de oito estados atenderam ao chamado de Ibaneis para discutir soluções e abrir diálogo direto com os Estados Unidos, já que o presidente Lula tem deixado claro que não quer conversar com Trump. A conta, como sempre, cairá no colo de todo o Brasil.
A reunião, realizada na residência de Ibaneis, reforçou seu papel como liderança nacional. Ao articular uma frente contra a taxação norte-americana, ele se posiciona como defensor do contribuinte e, de quebra, pavimenta espaço no xadrez político para futuros voos, inclusive preparando o terreno para sua chegada ao Senado. O incômodo da esquerda foi evidente, pois entre os presentes estavam quatro presidenciáveis da direita: Ronaldo Caiado (União Brasil), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo).
A trajetória de Ibaneis é um case de sucesso. Quando lançou candidatura ao GDF em 2018, diziam que ele “não entendia nada de política”. Hoje, é referência nacional em gestão pública, com dois mandatos que transformaram o DF, antes abandonado após dois governos esquerdistas. Enquanto Lula e seus “companheiros” preferem discursos inflamados contra o tarifaço, Ibaneis e governadores que representam uma fatia significativa do PIB brasileiro buscam soluções concretas para evitar que a economia sucumba ao descaso e à falta de habilidade do Planalto.
Absolvido pelo STJ, Manoelzinho do Táxi articula candidatura da filha Ana Paula para distrital
Na última terça-feira (5), o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, o popular Manoelzinho do Táxi, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) da acusação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Livre do processo, Manoelzinho agora trabalha nos bastidores para lançar sua filha, Ana Paula Andrade, candidata a deputada distrital nas eleições de 2026.
Embora possa permanecer no TCDF até setembro de 2027, quando completa 75 anos, a expectativa é que Manoelzinho antecipe a aposentadoria caso a filha seja eleita. Nos bastidores, fala-se que muitos candidatos a distrital — especialmente aqueles que buscam a reeleição — devem pedir votos para si e para Ana Paula, de olho na cadeira do ex-distrital e atual chefe do órgão de controle.
Ana Paula tem acompanhado o pai em eventos sociais e políticos. O legado de Manoelzinho, especialmente entre taxistas e outras categorias que se beneficiaram de seu trabalho como parlamentar, pode garantir à herdeira uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa do DF (CLDF) em 2026.
Coronel Moreno mira cadeira de Fraga e o título de ‘federal da segurança pública’
O ex-comandante do Bope e policial militar do DF, coronel Moreno, ganhou projeção política após disputar o GDF em 2022, obtendo votação expressiva. Após a empreitada eleitoral, o PM virou presença constante no programa Rota Atividade, ao lado do jornalista Sandro Gianelli, na rádio Atividade FM. Filiado recentemente ao PRD, chegou a ser cotado como possível candidato ao GDF. No entanto, fontes próximas afirmam que o objetivo é disputar vaga de deputado federal em 2026.
A movimentação acende o alerta para Alberto Fraga (PL), atual dono do título de “federal da segurança pública” no Congresso. Nos bastidores, PMs que antes apoiavam Fraga já declaram simpatia a Moreno. O nome do coronel-radialista cresce em rodas de militares e eventos. Nas redes sociais, o coronel anunciou oficialmente que é pré-candidato a deputado federal. (Veja o vídeo abaixo)
Feliz Dia dos Pais
O Expressão Brasiliense deseja a todos os leitores e seguidores um Feliz Dia dos Pais.
Frase do Fino
“Olha, o Lula-sapo não tem condições de encarar o ‘grande pai, Búfalo Branco Donald Trump’. O Brasil depende muito do mercado norte-americano. Basta um peido do Búfalo Branco para acabar com tudo aqui e tomar de conta dessa bagaça”, mensagem do nosso colunista O Man.
Mistério da Semana
Qual parlamentar do DF, entre os “15 emendeiros” que enviaram recursos para ONG investigada por fraudes, está prestes a ouvir o famoso “toc-toc” da Polícia Federal? É a PF… abre a porta. Estamos entrando. Mistééééério…
*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.