• 20 de abril de 2021

O FINO DA POLÍTICA | Flávia Arruda promove reaproximação entre Bolsonaro e Ibaneis e mostra força para 2022

Até poucos dias atrás, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), estavam tendo uma relação um pouco conturbada. Bolsonaro chegou a acionar a Justiça questionando as medidas adotadas por Ibaneis e outros governantes, mas não obteve êxito. Como a roda da política nunca fica estagnada, ela girou e os dois agora estão se reaproximando depois do pequeno impasse graças a articulação e habilidade política da nova ministra-chefe da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Veja também

O FINO DA POLÍTICA | As movimentações dos bastidores da política em Brasília

A parlamentar que será empossada no cargo nesta terça-feira (06) se tornou a nova estrela do Centrão, grupo político que reúne partidos que dá sustentação ao governo Bolsonaro e tem voz ativa nas decisões e articulações que ocorrem no Congresso Nacional. Para muitos congressistas, Flávia Arruda será os olhos, os braços e as pernas do grupo no Palácio do Planalto. A deputada é considerada como pessoa da mais extrema confiança do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). Portanto, é esperado que Flávia consiga melhorar as relações entre o Executivo e o Legislativo.

Leia também  Secretaria de Saúde do DF precisa reforçar estoque de leite materno da rede pública

Essa ascensão da deputada Flávia Arruda a credencia para disputar um cargo majoritário em 2022. Muitos de seus aliados consideram que ela poderá escolher entre ser candidata ao GDF ou ao Senado. No entanto, o gesto da deputada em reaproximar Bolsonaro e Ibaneis dá a entender que ela está pensando num projeto político mais consistente e com muita força para as próximas eleições. Analistas apontam que Flávia terá também a opção de ser a vice dos sonhos na chapa de Ibaneis Rocha na próxima eleição e, em 2026, terá a chance de disputar o governo do DF.

Leia também  O FINO DA POLÍTICA | A hora da verdade para a família Bolsonaro

Enquanto 2022 ainda não chega, Flávia Arruda está abrindo portas e colhendo frutos de sua atuação no Congresso. Para aqueles que pensavam que a parlamentar seria uma boneca de ventríloquo do seu marido, o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, caíram do cavalo. A deputada conquistou o seu espaço e está demonstrando que sabe movimentar com primazia as peças do tabuleiro da política esperando chegar a hora certa. Vamos acompanhar para ver como a roda da política vai girar daqui para frente.

Leia também  Câmara Legislativa concede título de cidadã honorária para a contadora de história Nyedja Gennari

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

560 FAMÍLIAS CONTEMPLADAS | Ibaneis e Bolsonaro entregam moradias em São Sebastião

Read Next

COMBATE À COVID NO DF | Hospitais de campanha seguem com obras em ritmo acelerado