• 22 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ex-esposa de Valdemar Costa Neto diz que ele comprou relatório que questiona resultado das urnas com dinheiro do PL

Ex-esposa de Valdemar Costa Neto diz que ele comprou relatório que questiona resultado das urnas com dinheiro do PL

Foto: Reprodução/Google Imagens

Um vídeo da ex-esposa do presidente do PL, Maria Christina Mendes Caldeira, que circula nas redes sociais e grupos de aplicativos de conversa, desde a tarde de sábado (20), está dando o que falar em Brasília. Christina Mendes, que mora nos Estados Unidos, diz que Valdemar Costa Neto usou R$ 1 milhão do dinheiro do fundo do partido para comprar o relatório que o dirigente vai apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana. Ela chega a ironizar Valdemar dizendo que o resultado das urnas só valeu para o primeiro turno, quando o PL elegeu 99 deputados federais e passou a ser a legenda que vai receber a maior parcela do bilionário fundo eleitoral.

Christina tem feito marcação cerrada contra o ex-marido e a família Bolsonaro. No vídeo, ela chega a afirmar que “eu fui casada com o ‘dono do bordel do Congresso’” e que tem em mãos documentos sobre supostas falcatruas da família presidencial. No decorrer da semana, a ex-esposa de Valdemar já havia divulgado um vídeo com revelações bombásticas, entre as quais a de que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, teve um caso com seu ex-marido.

Veja abaixo o vídeo em que Christina Mendes acusa Valdemar Costa Neto de comprar o relatório:

Declaração de dirigente do PL alimenta esperança de parlamentares bolsonaristas

Foto: Reprodução/Google Imagens

Apesar da ex-esposa de Valdemar Costa Neto jogar areia nas pretensões do dirigente do PL, parlamentares que são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a alimentar a esperança de que possa haver uma virada de mesa. A deputada federal, Bia Kicis, do PL-DF, que é muito próxima do presidente, fez questão de divulgar o vídeo em que Valdemar Costa Neto fala do relatório. O ex-deputado Alberto Fraga, também do PL, que volta para a Câmara dos Deputados em fevereiro de 2023, também postou o vídeo nas redes sociais e demonstrou estar confiante com o relatório de Valdemar. 

Foto: Reprodução/Instagram

Para Chico Vigilante, dirigente do PL faz barulho para agradar Bolsonaro

Foto: Reprodução/Google Imagens

Já o deputado distrital, Chico Vigilante, do PT, não perdeu a oportunidade para criticar as declarações de Valdemar Costa Neto. Chico lembra que em 2018 o dirigente não questionou o resultado das urnas que elegeu Bolsonaro. Para o distrital, Valdemar está fazendo barulho para agradar o ‘capitão Capiroto’, alcunha que Vigilante usualmente utiliza para se referir ao presidente derrotado. “Para de molecagem, Valdemar”, esbravejou Chico.

Ibaneis continua só observando movimentações para a presidência da CLDF

Foto: Reprodução/Google Imagens

As articulações e as movimentações para a eleição da presidência da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e demais cargos da mesa diretora, diminuíram nos últimos dias com o feriado que teve no meio da semana. Nos bastidores, alguns distritais reeleitos e os novatos que vão integrar a base governista estão ansiosos para saber quem terá o apoio de Ibaneis Rocha, do MDB.

Por enquanto, o governador está acompanhando de longe as conversas e as movimentações. Os pretensos candidatos já sabem que para contar com o apoio do emedebista quem chegar com no mínimo 10 votos já contabilizados será o escolhido. Fontes palacianas reafirmaram para O Fino da Política que Ibaneis Rocha tende a ajudar um governista que consiga aglutinar a maioria.

MDB quer manter comando do legislativo 

Foto: material cedido ao Expressão Brasiliense

Em meio a esse paradeiro da semana, quem se movimentou foi o MDB. O presidente da legenda no DF, o deputado federal eleito, Rafael Prudente, que comanda a CLDF, se reuniu com os distritais que vão compor a bancada do partido no legislativo distrital a partir de 2023: Hermeto, Iolando e Wellington Luiz. Eles definiram que o partido quer continuar à frente do comando da CLDF. Só falta definir qual deles. Dos três, Iolando está cotado para assumir uma secretaria no GDF. Com isso, a disputa está entre os policiais Hermeto e Wellington. Vamos ver qual dos dois é bom de mira e não vai errar o alvo.

Silêncio do casal Arruda gera especulações nos bastidores

Foto: Reprodução/Google Imagens

Com o fim das eleições, os candidatos derrotados costumam sair de cena por um tempo e depois voltam. Nos bastidores, o silêncio do ex-governador José Roberto Arruda e de sua esposa, a ex-ministra e deputada federal, Flávia Arruda, ambos do PL, vem gerando especulações sobre o futuro político do casal. Entre os rumores e boatos que circulam nas rodas de conversas do meio, muita gente anda dizendo que Flávia vai assumir uma secretaria no governo de seu ex-colega de Ministério, Tarcísio de Freitas, que venceu a disputa em São Paulo. Especula-se também que a ex-ministra vai integrar o secretariado de Ibaneis Rocha de seu segundo mandato, porém, essa informação não é confirmada por ninguém do Buriti. 

Apesar desse ti-ti-ti e blá-blá-blá, o casal tem evitado aparições públicas e nas redes sociais, desde o dia 2 de outubro, poucas foram as publicações. Dos dois, apenas Flávia se manifestou sobre o resultado das urnas. Arruda só veio aparecer num post dedicado ao dia dos professores, no dia 15 de outubro. Como diz a célebre frase: o futuro a Deus pertence. 

Frase do Fino

“Eu fui casada com o ‘dono do bordel do Congresso’”, Maria Christina Mendes Caldeira, ex-esposa do presidente do PL.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Read Previous

PEDIDO ARQUIVADO | Gilmar Mendes nega habeas corpus para participantes de manifestações pró-Bolsonaro não pagar multa ao bloquear rodovias

Read Next

TAXA DO AGRO | Aprosoja-GO e produtores rurais se mobilizam para derrubar aprovação de imposto criado por Caiado na Alego