• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Em 2022, Ibaneis Rocha pode se reeleger ou fazer o sucessor

O ano de 2021 começou com as especulações nos bastidores da política sobre quem vai disputar as eleições para o governo do Distrito Federal em 2022. O atual governador da capital do país, o advogado Ibaneis Rocha, do MDB, caso decida seguir no Palácio do Buriti, possui todos os requisitos para se reeleger ou até mesmo eleger um aliado como seu sucessor. Digo isso porque as últimas sondagens realizadas pelos institutos de pesquisas apontam que a aprovação de Ibaneis está acima dos 50% e pode subir ainda mais dependendo de sua atuação no combate à pandemia do coronavírus.

Veja também

O FINO DA POLÍTICA | As movimentações da política brasiliense e do Brasil

O estilo de governar de Ibaneis Rocha valoriza os mais humildes, prova disso são os programas sociais criados durante a pandemia que socorreram milhares de famílias nesse período. Outro setor importante que o governador tem dado uma atenção especial é o da infraestrutura. As placas azuis com o ipê-amarelo (marca da gestão do emedebista) indicando a realização de obras estão espalhadas por todos os lados do DF, beneficiando a população como um todo e ajudando os pais de família que trabalham na construção civil.

Além disso, Ibaneis não vem medindo esforços para melhorar o desempenho de seu governo nas áreas da educação, saúde e segurança. Durante esses dois primeiros anos de mandatos, foram realizadas reformas em escolas e unidades de saúde, está construindo outras unidades de pronto atendimento (UPAs), conseguiu junto ao governo federal viabilizar a recomposição salarial dos policiais civis, PMs e bombeiros e está implantando o plano de saúde dos servidores do GDF, entre outras tantas ações que tem como intuito elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Já no campo da política, o advogado tem atuado com uma habilidade que está surpreendendo quem é do meio justamente por ser novato na área. Aqueles que subestimaram sua capacidade e inteligência, com certeza, hoje se arrependem. Governando ao seu modo, Ibaneis Rocha está mostrando a que veio. Por exemplo, na Câmara Legislativa, Ibaneis possui uma base de aliados de dar inveja a muitos de seus antecessores. Os distritais batem ponto frequentemente nos eventos de seu governo, até mesmo os ditos de oposição gostam de comparecer em solenidades do GDF. No Congresso Nacional, o governador tem aliados mais pontuais, pois alguns parlamentares estão trabalhando para bater chapa contra ele em 2022.

No entanto, esses grupos que estão se formando para disputar as eleições contra o brasiliense ainda vão ter que correr muito atrás do prejuízo, tendo em vista que nesse tempo todo de gestão do advogado Ibaneis Rocha, a perfomance da oposição não chega a interferir na avaliação de seu governo por parte da população. A pequena parcela de moradores e eleitores do DF que manifestam não gostar do governo do emedebista, em sua maioria, está concentrada nas regiões de maior poder aquisitivo e quem decide eleição é o povão. E nesse quesito, Ibaneis Rocha se sobressai em relação aos seus futuros rivais. Nas RAs mais carentes, Ibaneis tem feito o dever de casa e em 2022, com essa forma de governar, ele colherá os frutos para si próprio ou para quem for o aliado escolhido para sucedê-lo.

Read Previous

MAIS DE R$ 100 MILHÕES | GDF segue investindo em benfeitorias no Sol Nascente/Pôr do Sol

Read Next

CIBERCRIME | Banco de dados com 220 milhões de CPFs vazou na internet