• 19 de abril de 2021

O FINO DA POLÍTICA | As movimentações da política brasiliense e do Brasil

Doria mostrou que sabe fazer o mise-em-scène midiático com a vacina

Foto: Reprodução Poder 360

Em pouco tempo após a aprovação do uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 pela Anvisa, o governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, correu para ficar com o triunfo de ter sido o primeiro estado a vacinar uma pessoa contra a doença. Doria mostrou que sabe montar o palco para posar de estrela em frente as câmeras. Não eram nem 16h quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, recebeu a dose do imunizante Coronavac, que é desenvolvido aqui no Brasil pelo Instituto Butantan em conjunto com o laboratório chinês Sinovac. Triste ver que o governador de SP aproveitou esse feito histórico para se autopromover com a ação. Por isso que é difícil acreditar em políticos quando falam que vão fazer de tudo para que o Brasil tenha uma saúde pública de qualidade. Oxalá, ainda viva para ver isso.

Impeachment de Bolsonaro pode entrar na pauta do Congresso

Foto: Evaristo Sá/AFP)

O buxixo do momento entre os parlamentares do Congresso Nacional é a possibilidade de se abrir um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro ainda no primeiro semestre deste ano, ainda mais agora após o colapso na área da saúde no Estado do Amazonas. A oposição está tentando unir forças e cooptar parlamentares insatisfeitos (leia-se não atendidos pelo governo) a fim de ter a quantidade suficientes de votos e forçar o novo presidente da Câmara a aceitar a abertura do processo. Há relatos de que tem deputado condicionando o apoio ao candidato ao presidente desde que assuma o compromisso de aceitar o pedido de impedimento. Os parlamentares da base estão correndo para tentar conter a investida da oposição, que apesar de não ter a quantidade suficiente de votos, podem convencer os insatisfeitos.

Leia também  Izalci é reconduzido à presidência do PSDB/DF e deve sair candidato ao Buriti

Colapso na saúde no Amazonas é culpa do governo estadual e federal

Foto: Reprodução Google Imagens

No decorrer da semana, fui questionado por diversas vezes se a culpa da situação calamitosa que passa o Estado do Amazonas era do governo estadual ou federal. Para mim, os culpados são os dois. O governo estadual por não estar agindo de forma planejada e estratégica, a exemplo do que vemos nas demais unidades federativas do Brasil. Não dá para aceitar que a equipe do governador Wilson Lima (PSC) não sabia que o uso de oxigênio poderia aumentar a qualquer momento dependendo do cenário. Se não fizeram isso, é melhor o chefe do Executivo do Amazonas trocar sua equipe. Já o governo federal, tem culpa por ser omisso. Essa historinha do presidente Bolsonaro que está impedido de atuar nos estados por determinação do STF é mais uma de suas falácias. Ora, quem acompanhou a decisão da mais alta Corte brasileira sabe que o que foi proibido era intervir nas ações dos governos em relação ao fechamento de estabelecimentos e escolas e suspensão de algumas atividades. Ou seja, o nosso presidente, mais uma vez, tentou jogar a opinião pública contra o Judiciário. Portanto, a culpa é do governo estadual e do federal, e ponto final.

Leia também  O Fino da Política - Quem herdará os votos que seriam de Frejat?

Parlamentares do DF já começaram a captar apoiadores para 2022

Arte: Reprodução Google Imagens

A corrida eleitoral para 2022 já está em andamento. Nas redes sociais de alguns parlamentares do DF já é possível notar que muito deles estão se movimentando em prol de fortalecer seu grupo político para as próximas eleições. Tem parlamentar postando foto com futuros aliados. Quem quer ganhar uma eleição sabe que precisa dos cabos eleitorais, líderes comunitários e pretensos candidatos aos cargos proporcionais. Aqui pelo DF, a dobradinha federal e distritais é tão importante quanto as estratégias de comunicação e marketing. Sem candidatos a distrital, não tem federal que se eleja. Sendo assim, aquele deputado federal que não cumpriu suas promessas no decorrer do mandato, pode não ter apoiadores em 2022.

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

VEJA O VÍDEO | Osnei Okumoto anuncia que vacinação começa na quarta (20) no DF

Read Next

VACINAÇÃO EM GOIAS | Caiado anuncia que a população goiana começa a ser imunizada já nesta segunda (18)