• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Celina usa propaganda do Progressistas (PP) para mandar recado aos adversários

Celina usa propaganda do Progressistas (PP) para mandar recado aos adversários 

Foto: Reprodução/Instagram

Experimentada na política, a vice-governadora do DF, Celina Leão, do Progressistas, sempre encarou batalhas e enfrentamentos no campo político com muita habilidade e perspicácia. Como já é considerada candidata natural à reeleição em 2026, a leoa, como também é conhecida, se tornou o principal alvo a ser abatido por aqueles que vislumbram concorrer ao Palácio do Buriti nas próximas eleições. As movimentações de ‘aliados’ nos bastidores de forma silenciosa para tentar conter o fortalecimento da vice-governadora para o próximo pleito estão ocorrendo implicitamente. Eis que em meio as armações e conchavos na surdina contra a vice, Celina Leão sinaliza que está pronta para a guerra e aproveitou as inserções da propaganda partidária do PP para mandar um recado aos seus futuros adversários. Na propaganda, o uso de palavras como ‘garra’, ‘força’, ‘atitude’ e frases bem acentuadas como ‘trabalhar para todos’, ‘gerenciar crises’ e ‘melhores soluções’, exaltam as qualidades e competências da leoa. Subliminarmente, as inserções evidenciam que Celina Leão está trabalhando pelo DF e que sabe lidar com as situações adversas da governabilidade. Em suma, a leoa está se preparando para vir com tudo em 2026 e sem medo de encarar as armadilhas e as raposas que estão no caminho.

Ibaneis quer a leoa no Buriti

Foto: Reprodução/Google Imagens

Enquanto o meio político especula se o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, vai concorrer ao Senado em 2026 ou não, a única coisa que todos sabem de forma clara e cristalina é que o emedebista vai fazer de tudo para que a leoa permaneça no Buriti. Ibaneis tem ciência que a melhor opção para ele, independente dele ir para o Senado ou não, é ter Celina Leão comandando o GDF depois que ele deixar o cargo. Não é à toa que o emedebista já declarou que ela tem o seu apoio para continuar no Palácio do Buriti. A ideia é reeleger Celina e preparar o terreno para o seu retorno em 2030. Caso a fiel escudeira não consiga vencer em 2026, o cenário muda completamente, pois uma possível volta para o GDF se torna mais difícil para Ibaneis na outra eleição. Para os que estão dizendo que Ibaneis Rocha vai trair Celina Leão, esquece. O projeto de um está atrelado ao do outro.

Republicanos divididos 

Foto: Divulgação/Republicanos

Mesmo faltando muito tempo para 2026, os políticos da cidade sabem que não podem dormir no ponto e já estão se movimentando também. Fontes do Republicanos-DF disseram a este colunista que há divisões internas surgindo na legenda. Segundo um dos interlocutores, uma ala do partido quer compor com a atual vice e até mesmo herdar a cadeira da leoa. Esse grupo tem defendido o nome do federal Júlio César, que é bem próximo de Celina, para ser o seu vice na futura chapa majoritária. Já um outro grupo, que é capitaneado pelo presidente Wanderley Tavares e que tem a senadora Damares Alves como sua maior estrela, prefere aguardar uma posição da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do PL, se ela topa disputar o GDF em 2026 ou se vai concorrer ao Senado. Por enquanto, os irmãos republicanos estão divergindo internamente e silenciosamente. Nenhum dos lados fala abertamente sobre o assunto.

Bolsonaristas aguardam uma posição de Michelle 

Foto: Divulgação/Republicanos

Como já publicamos aqui na coluna, os bolsonaristas da capital federal sonham em ter a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, concorrendo ao Buriti em 2026. No entanto, Michelle ainda vive sob a sombra do ex-presidente, que já declarou que não quer nenhum de seus familiares concorrendo a governos estaduais em 2026 e sim a cargos nos legislativos. Apesar da negativa de Jair Bolsonaro, o pessoal resolveu esperar o momento certo, lá na frente, para tentar convencer o chefe do clã. Por ora, a ex-primeira-dama segue fazendo o seu trabalho no PL Mulher.

‘Aliados’ de olho na presidência da CLDF

Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Para tentar impedir o crescimento político da vice-governadora, ‘aliados’ do governo estão de olho na cadeira de presidente da Câmara Legislativa do DF, que hoje é ocupada pelo policial civil aposentado Wellington Luiz, do MDB. Fiel escudeiro da leoa, Wellington preside o partido do governador Ibaneis e tem realizado um trabalho na CLDF que agrada ‘gregos e troianos’. Entretanto, alguns ‘aliados’ querem diminuir a força do grupo de Celina e almejam colocar na presidência da CLDF um parlamentar que defenda os interesses políticos deles no biênio 2025/2026 e, de quebra, da futura aliança a ser construída para o Buriti.

Pressão em cima do relator Hermeto na próxima quarta (29)

Foto: Carlos Gandra/Ag. CLDF

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da CLDF que investiga os atos antidemocráticos dos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano se reúne na próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, para leitura e votação do relatório final do colegiado que está sob a responsabilidade do distrital Hermeto, do MDB. A pressão em cima do parlamentar é grande, principalmente, por ele ser governista e policial militar da reserva. Todos querem saber até que ponto Hermeto vai apontar o dedo para o GDF, onde possui uma grande estrutura de indicados em administrações regionais, e para a Polícia Militar do DF, sua corporação. Segundo a assessoria do distrital, ele ia passar o fim de semana estudando o relatório que vai apresentar aos seus pares. Hermeto está praticamente caminhando sob o fio da navalha.

Oposição e bolsonaristas vão apresentar suas versões 

Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Paralelo ao relatório a ser apresentado pelo distrital Hermeto, parlamentares da oposição e os da base governistas mais alinhados com a ideologia bolsonarista anunciaram que também vão apresentar relatórios paralelos que contemplem suas opiniões e conclusões sobre as investigações realizadas no âmbito da CPI. É possível que tenhamos um relatório final todo fatiado. Resta saber se os distritais da oposição e os bolsonaristas vão deixar de um apontar o dedo para o outro.

Todos juntos e misturados na Rodovia da Morte

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

O eleitor brasiliense viu uma cena bastante inusitada na última terça-feira, dia 21. A cerimônia de lançamento das obras de duplicação da BR-080, também conhecida como Rodovia da Morte, no trecho entre Taguatinga e Brazlândia, conseguiu reunir no palco parlamentares de correntes políticas divergentes e até mesmo adversários. Não é comum para o cidadão ver os deputados Alberto Fraga, do PL, e Erika Kokay, do PT, lado a lado sorrindo em eventos públicos e também aplaudindo Ibaneis. Pelo visto, os tempos são outros na política brasiliense. No Congresso Nacional tem se tornado comum ver liberais e petistas se confrontando diante das câmeras do plenário e depois tomarem um cafezinho juntos como se nada tivesse acontecido. Para alguns, isso se chama maturidade política. Para outros, jogo de cena. O que importa mesmo é que pelo menos estão trabalhando em prol da população brasiliense. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já  trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

APÓS IMPASSE | Hamas liberta mais 20 reféns na Faixa de Gaza neste sábado (25)

Read Next

BRASILEIRÃO EMBOLADO | Palmeiras e Botafogo empatam e Flamengo encosta ao vencer o já rebaixado América-MG; disputa pelo título continua