• 18 de setembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Acordo entre MDB e PT para seguir comandando a CLDF não vai se repetir na corrida ao GDF em 2026

Acordo entre MDB e PT para seguir comandando a CLDF não vai se repetir na corrida ao GDF em 2026

Acordo entre MDB e PT para seguir comandando a CLDF não vai se repetir na corrida ao GDF em 2026
Fotos: Reprodução/Google Imagens

A antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Legislativa do DF para o biênio 2025/2026 movimentou a política brasiliense no decorrer da semana que passou. Os distritais mantiveram os atuais integrantes e escolheram dois colegas para exercer as novas funções criadas na direção da Casa. Wellington Luiz, do MDB, e Ricardo Vale, do PT, foram reeleitos e seguirão como presidente e vice-presidente da CLDF, respectivamente, até 2026. A manutenção dos dois em seus cargos atuais foi fruto de um trabalho de articulação de ambos que cobraram dos demais distritais um acordo firmado em janeiro de 2023, quando a atual mesa diretora foi eleita. Essa parceria entre Wellington e Ricardo valida as narrativas de bastidores da existência de um acordo entre o emedebista e o petista para que cada grupo ocupe democraticamente um espaço dentro da estrutura administrativa da CLDF. Contudo, essa união de forças entre distritais de partidos e correntes políticas diferentes fez surgir os boatos de que o MDB e o PT estariam juntos, como em 2010, na disputa pelo Buriti nas próximas eleições. Na atual conjuntura política, uma aliança nos moldes que levou o PT a governar o DF com Agnelo no comando, tendo como vice Tadeu Filippelli, do MDB, com toda a certeza, não se repetirá em 2026. Alguns petistas até sonham com isso, mas os tempos são outros. Dificilmente, esse acordo entre MDB e PT que reelegeu Wellington e Ricardo tem chance de ser celebrado em 2026 visando a disputa pelo Buriti. 

Fechados com a ‘Leoa’

Fechados com a ‘Leoa’
Foto: Reprodução/Google Imagens

Enquanto alguns petistas deliram e sonham com uma possível aliança entre o MDB e o PT no DF, os emedebistas brasilienses já sinalizaram de qual lado vão estar em 2026. O MDB está fechado com Celina Leão, do PP, na disputa pelo Buriti em 2026. A ‘Leoa’ é a candidata natural à sucessão de Ibaneis Rocha. Atualmente, o MDB tem como presidente o distrital Wellington Luiz, que é fiel escudeiro de Celina. O deputado e a vice são muito próximos. Além disso, a executiva regional do MDB atual é composta por praticamente políticos que se simpatizam e defendem ideologias de centro e de direita. A turma emedebista não vai querer marchar junto com a esquerda sabendo dos riscos que correrão se fizerem essa opção. Portanto, esse vai ser mais um sonho petista que vai naufragar. Nem mesmo a possibilidade de vir a surgir uma aliança entre o PT e o MDB nacional nas eleições presidenciais fará com que os emedebistas daqui voltem a ser aliados dos ‘companheiros’.

Valdemar Costa Neto e Baleia Rossi fizeram pressão a favor de Roosevelt na vice-presidência 

Valdemar Costa Neto e Baleia Rossi fizeram pressão a favor de Roosevelt na 1ª vice-presidência
Fotos: Reprodução/Google Imagens

Em meio às movimentações e articulações de bastidores para mudar a composição da mesa diretora da CLDF, fontes revelaram à coluna O Fino da Política que as tais ‘influências externas’ mencionadas pelo presidente Wellington Luiz em entrevistas à imprensa logo após ser reeleito, têm nome e partido. Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e o deputado Baleia Rossi, que preside o MDB, trocaram figurinhas e acertaram que o dirigente emedebista pressionaria o presidente da CLDF a esquecer o acordo firmado com os demais distritais e bancasse a candidatura de Roosevelt Vilela, do PL, à Vice-presidência. Recentemente, o PL comunicou aos seus candidatos que não iria permitir alianças com partidos de esquerda já nas eleições deste ano. Esse inclusive foi o argumento utilizado para tentar emplacar Roosevelt na função. No entanto, as tentativas de ‘influenciar’ no rumo da eleição da mesa diretora não surtiram efeito e o desejo dos dirigentes partidários foi ignorado pelos distritais. Ainda não se sabe se haverá retaliações, mas ficaram algumas rusgas nesse processo todo. 

Esquerda deve chegar sem força 

Esquerda deve chegar sem força
Foto: Reprodução/Google Imagens

Apesar de ainda faltar mais de dois anos para as próximas eleições no DF, muitos grupos já estão se articulando para não perder o ‘timing’ e buscar celebrar alianças que garantam espaço político no futuro governo. Entre os que estão se movimentando estão os partidos de esquerda. Eles formaram um grupo com a maioria das legendas esquerdistas e deram início à procura de um candidato para concorrer contra Celina Leão. Na avaliação de observadores e cientistas políticos, os partidos de esquerda estão mais preocupados em manter Lula no Planalto do que se preocupar em preparar um líder com capacidade de fazer frente aos opositores. Essa necessidade de defender seu líder máximo faz com que a esquerda, novamente, chegue sem forças nas próximas eleições aqui do DF.

Sem vaga no TCDF até 2028

Sem vaga no TCDF até 2028
Foto: Divulgação/TCDF

Durante a eleição da futura mesa diretora da CLDF surgiram boatos de que o presidente Wellington Luiz estaria de olho numa vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do DF (TCDF). Ao ser questionado sobre o assunto, o distrital negou. Nos bastidores há rumores de que os conselheiros Manoel Andrade, também conhecido como Manoelzinho do Táxi, e Anilcéia Machado podem vir a antecipar suas aposentadorias por motivos de saúde para que assim surja alguma vaga e o GDF envie a indicação do nome para os distritais aprovarem. 

Apesar de toda essa euforia por parte de alguns deputados, a próxima vaga de conselheiro a ser preenchida, se ninguém se aposentar antecipadamente, deve estar liberada só depois de setembro de 2028, que é quando o conselheiro Manoelzinho completa 75 anos. Ou seja, se algum distrital da atual legislatura almeja se sentar na cadeira de conselheiro do TCDF antes disso, vai ter que contar com a sorte porque Manoel Andrade, que é o primeiro da lista a sair do órgão de controle,  já avisou por diversas vezes que fica até o final.

Feliz Dia dos Pais

Em nome do portal Expressão Brasiliense, a coluna O Fino da Política parabeniza a todos os papais que acompanham o nosso trabalho e deseja que tenham um domingo repleto de alegria e felicidades junto a seus filhos e familiares. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

VIADUTO DO JARDIM BOTÂNICO | Primeiro trecho da obra é liberado para melhorar o trânsito na região

Read Next

PARIS 2024 | Brasil encerra participação nas Olímpiadas da França em 20º lugar no quadro de medalhas