DF já vive clima de campanha eleitoral antecipada nas ruas
Ainda faltam 357 dias para o primeiro turno das eleições de 2026, mas o Distrito Federal já respira o ar quente da campanha eleitoral antecipada. Pelas ruas, é possível ver de tudo: político condenado pedindo voto, distribuindo abraços, apertos de mão e até beijos, alegando estar “liberado” para aparecer nas urnas — embora ainda corra o risco de voltar para a cadeia.
Tem pré-candidato forasteiro posando de conhecedor dos problemas da capital federal, mesmo tendo menos de quatro anos por aqui, morando num apart hotel luxuoso, engabelando meio mundo com sua performance de “encantador de serpentes”, ele tenta se vender como salvador da pátria. Outros tentam limpar a ficha com ajuda de adversários e conchavos nos bastidores do poder.
Enquanto isso, há políticos em dúvida sobre permanecer ou trocar de partido. Gente sendo enganada com promessas de emprego. E até espertalhões aplicando golpe em candidatos: recebem dinheiro para organizar eventos e, na hora H, somem do mapa.
Quem entende do metiê político brasiliense sabe: chegou a hora de consolidar apoios e executar o planejamento de campanha. Quem dormir no ponto vai perder mandato ou sequer entrar na disputa.
Mas o jogo político é uma faca de dois gumes. O que tem de liderança comunitária acendendo vela para Deus e outra para o capeta não é brincadeira. A política exige traquejo, sangue frio e sabedoria para não se deixar envolver por candidatos corruptos, mentirosos e oportunistas.
O mais triste é ver que muitos eleitores sequer lembram em quem votaram em 2022. Nas redes sociais, pipocam vídeos de cidadãos abrindo as portas de casa para receber pré-candidatos que só pensam em defender os próprios interesses, e não o povo.
A verdade é dura: a política não é para amadores. Enquanto o eleitor não entender que ela influencia diretamente o seu dia a dia e na vida da sua família, continuará sendo governado por quem sabe desviar recursos e enriquecer às custas do erário.
E, para os que dizem “não gosto de política”, fica o aviso: quem se omite agora, não reclame depois. Como cantou Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Guarde o nome do seu candidato, cobre, fiscalize e participe. A mudança começa em você.
Celina Leão amplia alianças e chega forte para 2026
A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), vem ampliando sua base e se fortalecendo politicamente. A menos de um ano das eleições, o grupo da chamada “Leoa” está vindo com tudo para chegar em 2026 com uma aliança robusta.
Nesta semana, Celina consolidou o ingresso do PSD, comandado no DF pelo ex-vice-governador e empresário Paulo Octávio, ao seu projeto político. Além de criar a nova Secretaria de Juventude, a ser chefiada por André Octávio Kubitschek, filho de PO e bisneto de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, a vice-governadora viu o PSD fechar as portas para o ex-governador José Roberto Arruda, que tentou ingressar no partido.
Hoje, além do PP e do MDB de Ibaneis Rocha, Celina já conta com Republicanos, União Brasil, PSD, PSDB, PL, Podemos, PRD e Agir. E ainda há mais siglas interessadas em embarcar nesse barco. Durante entrevista ao programa Fala Aí, da JK FM, em 20 de setembro, Celina foi direta: “Não tenho medo de ninguém. A força do nosso trabalho mostra quem somos e onde queremos chegar”. A “Leoa”, ao que tudo indica, está pronta para rugir nas urnas.
PT-DF ignora articulação de Lula e decide por prévias
O PT-DF resolveu ignorar as articulações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e marcou prévias internas para o dia 30 de novembro, definindo entre dois nomes quem disputará o Buriti em 2026. A decisão foi vista pelo Planalto como um recado direto ao petista, que tenta atender a pedidos do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Flávio Dino para apoiar Ricardo Cappelli (PSB) como candidato único da esquerda.
Os petistas do DF, porém, não querem ser o “rabo da sardinha” e pretendem ser “a cabeça do tubarão” desta vez. Mesmo que, para isso, precisem engolir o “cabrito novo” Leandro Grass ou o “ultrapassado” Geraldo Magela. Tudo indica que Lula perdeu força no DF. Nem o “Cumpadi Vigia” ousou defendê-lo desta vez. O bicho está pegando, companheiro!
Você confia em Rollemberg?
Curiosamente, na BR-040, quem segue sentido Brasília–Santa Maria se depara com um outdoor do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) dizendo que “o povo pode confiar nele” porque votou contra a PEC da Blindagem. A peça virou motivo de piada entre políticos e eleitores.
Além de usar dinheiro público para autopromoção, Rollemberg parece sofrer de amnésia política. Quem confiaria no pior governador da história de Brasília, que deixou a capital abandonada?
Políticos assim não inspiram confiança, nem vestidos, quem dirá pelados, como aparece em vídeos tomando banho no Rio Tapajós. E você, leitor: confia em Rollemberg?
Frase do Fino
“O mundo de hoje está cada vez mais nojento. Onde já se viu aceitar mudar a Lei da Ficha Limpa para beneficiar políticos corruptos e criminosos”, Marina Fonseca, moradora do Cruzeiro.
Mistério da Semana
Qual é o político de Brasília que, por causa da sua “beleza estonteante”, está sendo convidado para ser modelo de funerária, garoto-propaganda de carteira de cigarro ou boneco de Judas? Quem é? Quem é? Quem é? Mistéééério…
*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade. Apresenta o programa Fala Aí, na JK FM 102,7, aos sábados a partir das 6h da manhã.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.