Com Arruda no PSD, Robério Negreiros e Jorge Vianna preparam saída na janela partidária

A chegada do inelegível ex-governador José Roberto Arruda ao PSD do DF gerou um grande problema para a legenda. Os dois deputados distritais do partido, Robério Negreiros e Jorge Vianna, que são da base governista, querem sair da sigla e já tiveram seus pedidos de desfiliação aceitos pelo diretório regional, mas enfrentam forte resistência por parte da cúpula nacional.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, tem feito vista grossa e não quer liberar a saída dos dois parlamentares. O dirigente precisa abonar a desfiliação para que eles não sejam penalizados pela atual legislação.
Fontes próximas aos parlamentares sustentam que os dois estão fechados com o grupo Ibaneis-Celina e que qualquer aproximação com Arruda pode render perdas significativas, ainda mais em pleno ano eleitoral.
A situação é a seguinte: quem vai arriscar perder espaço e as composições hoje existentes para se aventurar em um projeto fadado a ser barrado mais à frente pela Justiça Eleitoral? Só quem não tem nada a perder ou foi envenenado pela serpente verde.
Diante da negativa de Kassab, Robério e Jorge Vianna devem mudar de sigla na janela partidária, que começa no dia 6 de março e vai até 5 de abril. Pela legislação, a janela é a exceção à regra da fidelidade partidária e autoriza parlamentares de cargos proporcionais (deputados federais e distritais) a mudarem de agremiação sem perder o mandato.
Dos dois distritais, Robério Negreiros é quem já tem rumo definido: está de malas prontas para o Podemos. Já Jorge Vianna ainda não sinalizou para qual legenda vai. Há rumores de que possa migrar para o Republicanos, PL ou qualquer outra sigla que componha o projeto Celina Leão 2026. Vamos acompanhar.
Damares quer barrar patrocínio a escola de samba que vai homenagear Lula na Sapucaí

Se depender da senadora Damares Alves, do Republicanos-DF, a Acadêmicos de Niterói, escola de samba do Rio de Janeiro, não vai desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval deste ano para homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A senadora acionou a Justiça questionando o uso de recursos da Embratur para patrocinar a escola de samba, alegando que o desfile em homenagem a Lula terá caráter político-eleitoral. “Esse ato passou dos limites da simples homenagem e da liberdade artística própria do Carnaval”, aponta Damares.
O caso também chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão recomendou ao governo federal que não efetue o pagamento de R$ 1 milhão previsto em acordo de cooperação entre a Embratur e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para a Acadêmicos de Niterói.
Na representação protocolada na Justiça, Damares Alves argumenta ainda que trechos do samba-enredo apresentam viés eleitoreiro ao criticar a direita e induzir o público a entoar bordões de campanhas do petista, como “o amor venceu o medo” e “olê, olê, olê, olá! Lula! Lula!”.
Sinpro-DF usa contratações de Ibaneis para tentar recuperar prestígio com a categoria

A mais nova campanha publicitária do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) exalta a contratação de novos professores feita pelo governo Ibaneis para suprir a falta desses profissionais nas salas de aula.
Para quem assiste pela TV ou ouve pelo rádio, a campanha do Sinpro-DF dá a entender que as contratações foram efetivadas graças ao trabalho da entidade. A diretora do sindicato que aparece na peça faz questão de mencionar que a medida foi fruto de negociação entre a entidade e o governo Ibaneis.
No entanto, nos bastidores, a categoria, que segue decepcionada com a cúpula do Sinpro-DF, tem criticado duramente a postura do sindicato. Muitos ainda não esqueceram que a motivação da greve no ano passado foi totalmente eleitoreira, com o objetivo de reeleger os atuais dirigentes.
Vale ressaltar que a maioria das assembleias realizadas durante o movimento grevista ficou marcada pelo esvaziamento e pela falta de apoio real da categoria. Até hoje, muitos professores se sentem usados pelo Sinpro-DF.
Imagine como essa indignação não vai crescer ao ver o sindicato usando uma medida do GDF para se autopromover e com um detalhe nada pequeno: usando o dinheiro dos próprios professores para comprar espaço em emissoras de TV e rádio e se vangloriar.
Wiguinho Tartuce frustra Luís Miranda em festa de lançamento de novo partido

Quem foi ao evento de lançamento do novo partido do ex-deputado federal Luís Miranda, o antigo Partido da Mulher Brasileira, agora rebatizado de O Democrata, realizado na semana passada, ficou aguardando o anúncio de que o filho do ex-deputado Wigberto Tartuce, o Vigão, o também radialista Wiguinho Tartuce, seria apresentado como pré-candidato a deputado federal pela nova legenda.
Segundo relatos, Wiguinho até compareceu ao jantar organizado por Miranda. Chegou sem alarde, jantou, conversou aqui e ali e, quando o anfitrião foi buscá-lo para apresentar o que seria a cereja do bolo da noite, o filho do Vigão já tinha dado no pé.
Há rumores de que o constrangimento foi geral. E, aos poucos, os poucos gatos pingados que ainda estavam no local foram saindo de fininho.
Pelo visto, Luís Miranda não conseguiu convencer Wiguinho Tartuce a disputar uma das oito vagas do DF na Câmara dos Deputados. Miranda havia espalhado pela cidade que, durante o evento, Wiguinho seria anunciado com honra e pompa. Mas, na hora H, ficou chupando o dedo, com o mico na mão.
Vai ver o filho do Vigão ainda não se sente preparado para encarar as urnas, seja por medo de uma eventual derrota ou da exposição que a política requer e ficou sem graça para dar a negativa ao amigo. Wiguinho sentiu na pele o que é ser filho de político e comunicador famoso e talvez não queira esse mundo para os seus.
Nas ondas do Rádio
• A morte do radialista Juarez Vieira, da Rádio Atividade FM, gerou forte comoção entre os profissionais da comunicação. Dono de uma voz marcante, ele foi vítima de um atropelamento causado por um motorista alcoolizado, na manhã do último sábado (7), enquanto fazia seu “pedal” pelo Pistão Norte, em Taguatinga. Fica aqui o registro das nossas condolências aos familiares e amigos desse profissional do mais alto gabarito, que alegrava o amanhecer da capital federal e do Entorno com seu programa Acorda, Brasília.

• Quem desliga seus transmissores a partir de segunda-feira (9) é a rádio Sucesso FM. A emissora ficou no ar por anos, mas nunca conseguiu se firmar no mercado. Sempre ocupou a parte de baixo dos índices de audiência, apesar de todo o investimento feito pelo grupo que a administrava. O ti-ti-ti nos bastidores é de que a rádio jamais foi comandada por um profissional de fato conhecedor do mercado e com capacidade para fazê-la crescer e deslanchar. Infelizmente, erros de cálculo acontecem, não é mesmo?
Mistério da Semana
Qual é o autointitulado assessor de imprensa aqui do DF que presta serviço para parlamentares e pré-candidatos da direita, centro-direita, centro-esquerda e esquerda? O espertalhão tem induzido seus clientes a brigarem entre si. Um detalhe importante: o conteúdo produzido e o planejamento traçado pelo farsante são de péssima qualidade. Teve distrital que dispensou os serviços do assessor e de sua “equipe” ao constatar que havia caído em um golpe. Quem é? Quem é? Quem é? Mistéééério…
*José Fernando Vilela é jornalista especializado em marketing político e eleitoral, com ampla experiência em órgãos públicos, entidades representativas e na iniciativa privada. Editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense, atua na cobertura e análise dos bastidores da política nacional e local. É apresentador do podcast Café Expressão e do programa Fala Aí, na JK FM 102,7, aos sábados, a partir das 6h.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.















