• 26 de junho de 2019

Chapa Dória-Ibaneis pode abrir caminho para Izalci ser o próximo governador

As especulações de que uma possível chapa, em 2022, entre os governadores de São Paulo e do Distrito Federal, João Dória (PSDB) e Ibaneis Rocha (MDB), pode tirar da disputa ao governo do DF, o senador Izalci Lucas (PSDB), não passam de notícias falsas. A união entre o tucano paulista e o emedebista do DF, pode, na verdade, abrir o caminho para que o tucano brasiliense se torne o próximo governador do DF.

No Congresso Nacional, Izalci vem demonstrando que é um político muito bem articulado. O parlamentar ocupa lugar de destaque no Senado Federal. Atualmente, ele é o 1º vice-líder do governo Bolsonaro, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), titular de mais três comissões e suplentes de outras três. Além disso, Izalci Lucas é o relator da Medida Provisória que transfere a Junta Comercial do DF da União para o GDF e integra a comissão da MP que cria a Região Metropolitana do DF.

Ou seja, o senador Izalci Lucas vem trabalhando, incansavelmente, para colocar o DF em posição de destaque. E por incrível que pareça, pode ajudar Ibaneis a se projetar no meio político já que os outros dois colegas não têm o peso político do tucano no parlamento nacional.

O caminho percorrido pelo tucano até o Senado foi muito duro. Antes de se eleger, Izalci Lucas sofreu várias tentativas de adversários de retirá-lo do comando do PSDB local. Izalci teve que dar uma atenção especial a essas investidas de grupos ligados ao governo Rollemberg. Mas, como bom articulador, o mineiro da cidade de Araújos, não deu chances aos opositores.

No decorrer das articulações para a campanha, foi traído pelo grupo que integrava e disputou a vaga ao Senado contra um dos traidores, o ex-senador Cristovam Buarque (PPS), que havia lhe prometido apoio para disputar o cargo de governador. Como a roda da política, gira sem parar, Cristovam não se elegeu e Izalci hoje está no Senado Federal mostrando trabalho e dando um show em articulação política e respeito no parlamento.

Curiosamente, Ibaneis Rocha nunca disse um “a” sobre não ter Izalci ao seu lado, pelo contrário, sempre elogia a atuação do parlamentar. Já o senador, sempre manifestou que está à disposição do chefe do Buriti e que é muito cedo para se falar em 2022. Portanto, esse ti-ti-ti e mimimi não passam de jogo baixo de quem está com medo de ver políticos que colocam os interesses do DF acima de tudo, inclusive, acima dos seus e de seus partidos. São de políticos dessa natureza que precisamos. Nada de pessoas que só pensam em si mesmo e só querem por a mão no que é nosso.

Outra curiosidade, que faz cair por terra toda a armação, é que Izalci Lucas e João Dória são amigos. Ambos têm pensamentos parecidos em relação à economia, educação, saúde, segurança e por aí vai. Diante de tudo isso, essa conversa de que a aproximação entre Dória e Ibaneis podem isolar Izalci, não passa de balela. Até porque se os governadores decidirem disputar a presidência da República, vão precisar de um governador no DF que esteja em sintonia com os dois e seja um bom articulador. Esses atributos, o senador Izalci Lucas tem de sobra. 2022 está longe, mas tem gente achando que se jogar sujo e baixo até lá vão tirar do páreo quem é correto e trabalhador.

Da Redação

Foto Montagem: Google Imagens

 

expressaobrasiliense

Read Previous

Metrô abrirá as estações mais cedo

Read Next

Aviões russos aterrissam na Venezuela com tropas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.