O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, foi agraciado na noite de terça (11) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por indicação do presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), com a outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília, diante de um plenário lotado de autoridades, políticos, líderes e empresários do setor do comércio brasiliense, além de familiares e amigos que foram prestigiar o homenageado.
Dono de um carisma cativante, Valcides de Araújo tem uma trajetória de vida e profissional muito bonita. O diretor do Sesc-DF teve a sua história contada por meio de um vídeo com depoimentos de pessoas que contribuíram com a sua caminhada profissional, bem como de seus pais, esposa, filhos, nora e netas, deixando o homenageado emocionado.
Reconhecimento e liderança no Sesc-DF
Quem também reforçou ainda mais o merecimento desse título foi o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O dirigente destacou que Valcides de Araújo é um excelente gestor e tem feito a diferença na administração do Sesc-DF.
“Além de um grande amigo, é um profissional de excelência com quem tenho o prazer de conviver e trabalhar no dia a dia. É, sem dúvida, uma das grandes lideranças relevantes do nosso tempo no campo das políticas públicas aplicadas ao setor de comércio e à promoção do bem-estar social”, afirmou José Aparecido.
Entre as autoridades que compuseram a mesa da solenidade estava o atual prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), de quem Valcides de Araújo foi assessor em uma de suas passagens pela Câmara dos Deputados e fez questão de comparecer.
“Eu conheci o Valcides e ele era menino. Peguei ele para trabalhar comigo e ele já era sabido”, brincou. “Valcides nunca teve medo de trabalhar. Sempre com muita disposição, muita garra”, destacou o gestor.
Apoio unânime na Câmara Legislativa
Já o proponente da honraria, o distrital Wellington Luiz, fez questão de mencionar que quando houve a votação para aprovar a concessão do título, o nome do diretor regional do Sesc-DF foi aprovado por unanimidade.
“O Valcides é um pessoa que vem fazendo um trabalho que merece ser homenageado com esse título, por todo o seu esforço em prol de ajudar a população do Distrito Federal. Parabéns, Valcides! E o seu nome foi aprovado por unanimidade. Isso é coisa rara aqui”, enfatizou o presidente da CLDF.
Também presente na homenagem, o deputado Chico Vigilante (PT) ressaltou que Valcides de Araújo, apesar de não ter nascido aqui, era considerado um filho de Ceilândia, região administrativa onde moram seus pais e ele cresceu. “É um orgulho para nós ter uma pessoa como você sendo homenageada pela CLDF. A periferia venceu!”, exaltou Chico Vigilante.
História de superação e gratidão
Durante o seu discurso, Valcides de Araújo agradeceu a todos os presentes. Fez questão de se dirigir às pessoas que fizeram parte da sua trajetória lembrando de momentos que viveu junto com elas.
“Eu me lembro de quando me apresentaram o deputado Sandro Mabel, e naquela época estava começando a usar o celular, ele me entregou o aparelho e me mandou atender. E eu não sabia”, descreveu com a simplicidade que lhe é peculiar, arrancando risos da plateia. “Imagina que há alguns minutos tinham acabado de dizer a ele que eu era um bom assessor. Tive que me virar”, completou.
Valcides relembrou dos momentos de dificuldades que passou ao lado dos pais, desde os tempos em que o pai trabalhava como porteiro num prédio no Plano Piloto e a mãe prestava serviços domésticos.
“Passava o fim de semana aqui na região Central, e aos finais de semana íamos para Ceilândia, onde eu vivi outra realidade. Me lembro que a casa de meus avós era um barraco. O esgoto corria a céu aberto. As ruas sem asfalto. Isso tudo ajudou a moldar o homem que sou hoje. E sou grato aos meus pais por isso”, disse em tom emocionado.
Gestão de impacto no Sesc-DF
O diretor do Sesc-DF ainda relatou os momentos que passou ao chegar na instituição. Valcides de Araújo fez questão de agradecer ao presidente da Fecomércio-DF pelo apoio dado para que pudesse desenvolver o seu trabalho.
Sob a gestão de Valcides, o Sesc-DF passou a realizar cerca de 5 milhões de atendimentos anuais com seus serviços e projetos. A noite terminou com uma recepção aos convidados no Foyer do Plenário da CLDF.
Fotos: Divulgação/Expressão Brasiliense
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.














