• 14 de junho de 2024

MAIS DESVIOS DE DOAÇÕES NO SUL | Polícia Civil e MP do RS realiza segunda fase da operação que investiga pré-candidatos que usam donativos para pedir votos

Neste sábado, 8 de junho, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou a segunda etapa de uma operação contra o desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes em Palmares do Sul. A ação, conduzida pelo 4° Núcleo Regional – Litoral, tem como alvos dois políticos e um familiar de um deles, suspeitos de desviarem os donativos para um pré-candidato local.

Detalhes da Operação
Conforme a investigação liderada pelos promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Leonardo Rossi, os donativos não foram oficialmente registrados pela Prefeitura. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão tanto na área central de Palmares do Sul quanto no Balneário de Quintão.

“Temos evidências de que parte dos donativos foi destinada a famílias não atingidas pelas enchentes, conforme planilhas apreendidas”, afirmou o promotor Mauro Rockenbach. O promotor Leonardo Rossi acrescentou que “parte dos donativos foi localizada na operação inicial, e a ação deste sábado busca mais comprovações sobre a distribuição dos materiais.”

Primeira Fase da Operação
Na última terça-feira, a Operação Desvio 1 focou em três suspeitos, incluindo um pré-candidato às próximas eleições. Foram cumpridos quatro mandados de busca em Palmares do Sul e Mostardas. Os crimes investigados são apropriação indébita, peculato e associação criminosa, com os donativos sendo direcionados a prováveis eleitores dos suspeitos.

A primeira fase da operação contou com a participação dos promotores Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, André Dal Molin, e o delegado Antônio Ractz. A continuidade das investigações visa aprofundar as provas e responsabilizar os envolvidos no desvio de recursos destinados às vítimas das enchentes.

(Terra)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

DE TAGUATINGA PARA PARIS | Professor da rede pública será árbitro de judô nas Olimpíadas 2024

Read Next

O FINO DA POLÍTICA | Disputa pela presidência da OAB-DF movimenta os bastidores