• 29 de junho de 2026

Governo brasileiro resgata 13 brasileiros da Venezuela após terremoto que matou mais de 1,4 mil pessoas

O governo brasileiro resgatou 13 brasileiros que estavam na Venezuela durante o terremoto que atingiu o país na última quarta-feira (24) e já deixou mais de 1,4 mil mortos. A operação foi realizada neste domingo (28), aproveitando o retorno de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que havia transportado ajuda humanitária para as áreas afetadas pelo desastre.

A aeronave utilizada foi um KC-390 Millennium, modelo empregado em missões de transporte militar, evacuação e apoio humanitário. Como retornaria vazia ao Brasil, o voo foi utilizado para retirar os brasileiros que estavam impossibilitados de deixar a Venezuela.

Brasileiros buscaram apoio da Embaixada

Os 13 brasileiros estavam de passagem pela Venezuela e procuraram, em caráter emergencial, a Embaixada do Brasil em Caracas, após o fechamento do aeroporto comercial da capital venezuelana em razão dos danos provocados pelo terremoto.

O grupo desembarcou no Rio de Janeiro, encerrando a operação de repatriação coordenada pelo governo brasileiro.

Terremoto na Venezuela já deixou mais de 1,4 mil mortos

O terremoto duplo de 7,2 e 7,5 de magnitude foi o mais forte registrado na Venezuela desde 1900. Na noite de sexta-feira (26), um terceiro tremor, de 4,7 de magnitude, voltou a atingir a região, aumentando o temor entre a população.

Até o momento, as autoridades contabilizam 1.430 mortos e 3.288 feridos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o número de vítimas pode aumentar significativamente devido à intensidade dos abalos, aos danos estruturais e à elevada densidade populacional das áreas atingidas.

Mais de 50 mil desaparecidos

De acordo com estimativa do Escritório de Ajuda Humanitária da ONU, mais de 50 mil pessoas permanecem desaparecidas após a tragédia, o que dificulta uma avaliação definitiva da dimensão do desastre.

O Ministério das Relações Exteriores informou na quinta-feira (25) que dois brasileiros, um homem e uma mulher, morreram em decorrência do terremoto na Venezuela.

Foto: Divulgação/FAB


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Celina Leão entrega 400 lotes para pessoas com deficiência em Ceilândia

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.