• 13 de junho de 2024

APÓS ONDA DE CALOR | Inmet emite alerta de temporal no DF e em oito estados no fim de semana

Após uma intensa onda de calor, o fim de semana deve ser marcado por temporais, ventos fortes e queda de granizo em ao menos oito Estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Distrito Federal.

As regiões mais afetadas pelas chuvas nos próximos dias serão: São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal

Em São Paulo, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da agência Climatempo, o tempo deve ficar mais frio, com as temperaturas máximas caindo entre 10°C e 14°C.

Ainda de acordo com o Inmet, a mudança no clima ocorre a partir desta sexta-feira, 17, devido à combinação de calor, alta umidade e fortes ventos.

Com a aproximação de uma frente fria no litoral da região Sudeste no sábado, 18, podem ocorrer rajadas de ventos entre 80 km/h e 100 km/h. Já os ventos fortes e chuva de granizo são esperados no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No domingo, 19, os temporais podem se espalhar pela área central do País com alerta para um alto volume de chuva em São Paulo – especialmente no centro-norte do Estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba –,  no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais e na região da Zona da Mata mineira.

Os alertas do Inmet para chuva se dividem em duas categorias “perigo potencial” e “perigo”. Veja qual a previsão para os estados:

ESTADOS COM ALERTA DE PERIGO: possibilidade de ventos de até 100 km/h e queda granizo. O alerta é para tempestades que podem atingir volume de 100 milímetros por dia no final de semana.

Distrito Federal
sul do Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins

ESTADOS COM ALERTA DE PERIGO POTENCIAL: possibilidade de ventos de até 60 km/h e baixo risco de alagamento, com previsão de no máximo 50 milímetros de chuva por dia.

Amazonas
Bahia
sul do Maranhão
Pará
Piauí
Roraima
norte do Tocantins

(Terra)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

PARA REPARAR PREJUÍZO AOS SERVIDORES | Detran-DF altera cargo de supervisores noturnos que atuam nas ações de policiamento e fiscalização de trânsito

Read Next

OFENDIDO NAS REDES SOCIAIS | Após estreia na seleção, Paulinho, do Atlético Mineiro, sofre intolerância religiosa