• 29 de março de 2024

A TERRA TREMEU NA BAHIA | Em menos de 24 horas, cidades baianas registram terremotos por duas vezes

As cidades baianas do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano sentiram a terra tremer ontem (30). De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um terremoto de magnitude 2,7 foi registrado na cidade de Amargosa, que fica no Recôncavo Baiano, na noite de domingo.

Foi segundo registro de terremoto na Bahia em menos de 24 horas. O primeiro, de magnitude 4,6, aconteceu pela manhã, na região das cidades de Mutuípe, que fica no Vale do Jiquiriçá, bem próximo do município de Amargosa.

No site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), foram feitos nove registros de terremotos nas regiões de Amargosa, todos na manhã de domingo, com magnitudes de 1,6 e 4,2 respectivamente.

Moradores de várias cidades do estado, como Castro Alves, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo, relataram o impacto do terremoto. Em Salvador, os tremores foram registrados.

Outros tremores na Bahia

Há cerca de 10 dias, moradores de Cachoeira, que também fica no recôncavo baiano, também relataram tremores de terra. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira, e teve magnitude de 1.6.

No mês de julho, um terremoto de 3,5 de magnitude foi registrado na região do litoral sul da Bahia. O tremor aconteceu na altura da cidade de Ilhéus e também foi registrado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem o monitoramento.

Da Redação com informações do G1 da Bahia

Expressão Brasiliense

Read Previous

O FINO DA POLÍTICA | Os bastidores da política brasileira

Read Next

PRATO CHEIO | Mais de 27,7 mil famílias recebem o benefício nesta segunda (31)