• 22 de novembro de 2024

#VOLTAIBANEIS | Bancada do DF pede o retorno do emedebista ao cargo de governador

Desde que Ibaneis Rocha, do MDB, foi afastado do cargo de governador do DF pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, as manifestações contrárias à decisão monocrática do magistrado são inúmeras.

Na quinta (2), foi a vez de parte da bancada de parlamentares da capital federal no Congresso Nacional pedir o retorno de Ibaneis ao posto que foi eleito democraticamente, em primeiro turno, no ano passado.

Foto: Divulgação/Ass. Senador Izalci Lucas

Apesar da decisão de Alexandre de Moraes ter sido ratificada pela maioria do plenário, a atitude do ministro continua sendo muito contestada no mundo político e jurídico.

A posição da bancada do DF reforça ainda mais a insatisfação que existe com a suposta interferência indevida de Alexandre de Moraes.

Nos bastidores, o anúncio feito após um encontro que ocorreu no gabinete do senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, deu o que falar por contar com o apoio de parlamentares que já enfrentaram Ibaneis Rocha nas urnas como o próprio Izalci, a senadora Leila do Vôlei, do PDT-DF, e o deputado Alberto Fraga, do PL-DF. Além deles, os deputados Reginaldo Veras, do PV-DF, Bia Kicis, do PL-DF e Paulo Fernando, do Republicanos-DF, também estavam presentes.

Ficou acordado que seria encaminhada uma nota ainda na quinta solicitando o retorno de Ibaneis Rocha ao GDF. 

Os deputados Rafael Prudente, do MDB-DF, Gilvan Máximo e Fred Linhares, do Republicanos, e a senadora Damares Alves, também do Republicanos, não foram ao encontro. A deputada Érika Kokay, do PT-DF, passou por lá, mas não quis ficar.

Também passaram pela reunião o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, do MDB, o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, e o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.

Recentemente, a defesa de Ibaneis Rocha encaminhou um pedido de reconsideração de seu afastamento do cargo a Alexandre de Moraes. O ministro do STF deve se manifestar nesses próximos dias. 

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

OPERAÇÃO NA BR-060 | PRF apreende 150 kg de maconha que vinha de Goiânia para Brasília

Read Next

VÍTIMA DOS ATOS BOLSONARISTAS | Com base no relatório do interventor, ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira é solto por Alexandre de Moraes