Desde que Ibaneis Rocha, do MDB, foi afastado do cargo de governador do DF pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, as manifestações contrárias à decisão monocrática do magistrado são inúmeras.
Na quinta (2), foi a vez de parte da bancada de parlamentares da capital federal no Congresso Nacional pedir o retorno de Ibaneis ao posto que foi eleito democraticamente, em primeiro turno, no ano passado.
Apesar da decisão de Alexandre de Moraes ter sido ratificada pela maioria do plenário, a atitude do ministro continua sendo muito contestada no mundo político e jurídico.
A posição da bancada do DF reforça ainda mais a insatisfação que existe com a suposta interferência indevida de Alexandre de Moraes.
Nos bastidores, o anúncio feito após um encontro que ocorreu no gabinete do senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, deu o que falar por contar com o apoio de parlamentares que já enfrentaram Ibaneis Rocha nas urnas como o próprio Izalci, a senadora Leila do Vôlei, do PDT-DF, e o deputado Alberto Fraga, do PL-DF. Além deles, os deputados Reginaldo Veras, do PV-DF, Bia Kicis, do PL-DF e Paulo Fernando, do Republicanos-DF, também estavam presentes.
Ficou acordado que seria encaminhada uma nota ainda na quinta solicitando o retorno de Ibaneis Rocha ao GDF.
Os deputados Rafael Prudente, do MDB-DF, Gilvan Máximo e Fred Linhares, do Republicanos, e a senadora Damares Alves, também do Republicanos, não foram ao encontro. A deputada Érika Kokay, do PT-DF, passou por lá, mas não quis ficar.
Também passaram pela reunião o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, do MDB, o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, e o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.
Recentemente, a defesa de Ibaneis Rocha encaminhou um pedido de reconsideração de seu afastamento do cargo a Alexandre de Moraes. O ministro do STF deve se manifestar nesses próximos dias.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.