A bancada de parlamentares do DF no Congresso Nacional divulgou, nesta terça (7), a nota que foi encaminhada ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, pedindo o retorno de Ibaneis Rocha, do MDB, ao cargo de governador da capital federal.
Na última quinta (2), parte dos deputados e senadores da bancada se reuniram e anunciaram que iriam solicitar ao ministro a volta imediata do emedebista ao GDF..
De acordo com a nota, que foi aprovada por todos os senadores do DF e pelos deputados Alberto Fraga e Bia Kicis, do PL, Júlio César e Paulo Fernando, do Republicanos, e Rafael Prudente, do MDB, “não há justificativas para que o governador permaneça afastado do cargo”.
No documento enviado para Alexandre de Moraes, os parlamentares ressaltam que Ibaneis Rocha foi eleito em primeiro turno e que não há nada que comprove a sua participação ou envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro.
Os deputados e senadores reforçam o pedido ao ministro argumentando que eles são representantes eleitos pelo povo e que consideram urgente a volta de Ibaneis.
Entre os 11 parlamentares da bancada do DF, a deputada Erika Kokay, do PT, se posicionou contrária à nota. O deputado Reginaldo Veras, do PV, que participou do encontro, não se manifestou após a divulgação do documento para aprovação. Já os deputados Fred Linhares e Gilvan Máximo, do Republicanos, não foram à reunião e nem se mexeram.
Há uma expectativa de que o ministro Alexandre de Moraes se manifeste nos próximos dias sobre o caso.
Confira a íntegra da nota:
Nota da bancada do Distrito Federal
A Bancada do Distrito Federal vem a público solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que avalie o imediato retorno do governador Ibaneis Rocha às suas funções à frente do Governo do Distrito Federal. Há quase um mês e sem provas divulgadas de seu envolvimento nos atos de vandalismo perpetrados no último dia 8 de janeiro, não há justificativas para que o governador permaneça afastado do cargo. Ibaneis Rocha foi eleito pelo povo do Distrito Federal, em primeiro turno, e nós, representantes igualmente eleitos, consideramos urgente que sejam restabelecidas as suas funções para que a capital volte à sua normalidade.
Deixamos claro ainda que repudiamos todo e qualquer ato de vandalismo, e esperamos que os responsáveis sejam identificados e igualmente punidos, de acordo com a lei.
Brasília, 02 de fevereiro de 2023.
A nota foi aprovada pelos seguintes parlamentares:
Senadores:
– Izalci Lucas (PSDB)
– Leila Barros (PDT)
– Damares Alves (Republicanos)
Deputados Federais
– Bia Kicis (PL)
– Alberto Fraga (PL)
– Rafael Prudente (MDB)
– Júlio César (Republicanos)
– Paulo Fernando (Republicanos/Suplente)
A deputada Erika Kokay se manifestou contrária à nota e ao seu conteúdo.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.