• 27 de agosto de 2026

TSE e Google lançam campanha contra uso indevido de IA nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Google lançaram na quarta-feira (26), em Brasília, uma campanha para incentivar candidatos das Eleições 2026 a utilizarem a ferramenta de Detecção por Semelhanças do YouTube, o Likeness ID. A tecnologia identifica conteúdos gerados por inteligência artificial que reproduzem a imagem de uma pessoa.

A iniciativa busca ampliar o rastreamento de deepfakes e conteúdos sintéticos que utilizem indevidamente a imagem de candidatos durante o período eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, destacou que a parceria entre o poder público e empresas de tecnologia é importante para proteger direitos fundamentais no ambiente digital e fortalecer a confiança no processo eleitoral.

“Tenho a certeza de que a união dos setores público e privado, em prol dos valores democráticos, é uma das mais significativas expressões do texto constitucional”, afirmou.

De acordo com o ministro Kassio Nunes Marques, a ferramenta não substitui a análise humana nem os mecanismos de fiscalização já existentes, mas amplia a capacidade de identificação de conteúdos potencialmente prejudiciais à imagem e à honra dos participantes do processo eleitoral.

Segundo ele, proteger a identidade no ambiente digital também significa preservar a autenticidade do debate público e a liberdade de escolha do eleitor. O ministro afirmou ainda que a parceria com o Google busca antecipar riscos e fortalecer a confiança nas eleições.

Como funciona

Para usar o Likeness ID, o candidato precisa ter uma conta no YouTube e acessar o YouTube Studio. O cadastro exige verificação de identidade, com envio de documento oficial e selfie por foto e vídeo.

Após o processamento, que pode levar até dois dias, a plataforma passa a procurar vídeos que reproduzam a imagem cadastrada e notifica o usuário quando encontra possíveis ocorrências.

O candidato poderá analisar o conteúdo e, caso identifique uso indevido de sua imagem, solicitar a remoção. O pedido será avaliado de acordo com as políticas de privacidade do YouTube.

O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, afirmou que a empresa mantém parceria com a Justiça Eleitoral desde 2014 e reforçou o compromisso com a segurança do processo democrático.

Foto: Antonio Augusto/TSE


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Agência do Trabalhador: DF tem 943 vagas de emprego nesta quinta-feira; salário chega a R$ 4,5 mil

Read Next

Brasil x República Dominicana: Seleção joga em Brasília pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete 2027

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.