A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS vai ouvir nesta segunda-feira (15) Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como um dos principais operadores do esquema de fraudes previdenciárias.
A convocação ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter tornado facultativa a presença do investigado na comissão. Mesmo assim, o depoimento foi confirmado pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), em vídeo divulgado neste domingo (14).
Segundo Viana, a defesa do “Careca do INSS” confirmou a disposição em colaborar.
“Apesar da decisão do ministro do STF André Mendonça, que tornou voluntária a ida dos dois principais envolvidos no escândalo do INSS à CPMI, a oitiva do senhor Antônio Carlos Camilo Antunes está mantida. Ele deverá expor seu posicionamento sobre as suspeitas levantadas pela Polícia Federal e pela imprensa. É um passo importante para o esclarecimento desse crime organizado que tomou conta da Previdência Social”, afirmou o senador.
Fraudes no INSS e Operação Sem Desconto
As investigações da Polícia Federal apontam que o “Careca do INSS” atuava como um dos principais operadores do esquema de descontos associativos ilegais em aposentadorias.
Na última sexta-feira (12), Antônio Carlos Camilo Antunes e Maurício Camisotti, suspeito de ser sócio oculto de uma das associações envolvidas no esquema, foram presos em mais uma fase da Operação Sem Desconto.
A expectativa é que o depoimento de Antunes traga novos detalhes sobre a atuação da organização criminosa e o impacto do esquema de fraudes na Previdência Social.
Com informações da Istoé
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.