• 26 de abril de 2024

Senador Izalci comemora dois anos da lei de regularização fundiária

Se tem um parlamentar que não mediu esforços para que a regularização fundiária urbana e rural do DF ocorresse de fato, se chama Izalci Lucas, do PSDB do DF. Nesta quinta-feira (11), o agora senador da República lembrou do trabalho realizado quando era deputado federal e foi o presidente da comissão que aprovou a MP 579 convertida na Lei 13.465/17 que trata da regularização fundiária em todo o território brasileiro.

Izalci Lucas é o responsável por apresentar as principais emendas que beneficiaram o Distrito Federal, já que a proposta não iria contemplar a região. Atualmente, condomínios e setores habitacionais, até então irregulares, estão sendo regularizados pelo GDF que irá legalizar os imóveis de quase 50% da população. O crescimento urbano desordenado dos anos 90 era um problema que vinha se arrastando há muito tempo.

Em seu discurso, Izalci lembrou que muitas famílias já solicitaram a propriedade de suas casas. O parlamentar destacou o medo de moradores de condomínios e áreas ocupadas irregularmente ter suas propriedades derrubadas. “A população que mora em condomínios e assentamentos sofre diariamente com a possibilidade de ter suas casas derrubadas e de irem para a rua. Aqueles que moram em assentamentos de baixa renda, que vivem e trabalham em áreas sem regularização, deverão ser regularizados, respeitados e, participarão da economia formal, com endereço, luz, água e, principalmente, dignidade”, ressaltou o senador.

Ele ainda relatou as dificuldades dos produtores rurais do DF para ter acesso a créditos e financiamentos devido à falta de legalidade de suas terras. “Os nossos produtores rurais não têm como investir e aumentar a produção porque sequer conseguem créditos nos bancos em razão de não terem como comprovar a posse da terra e usá-la como fiança para o crédito”, disse Izalci Lucas.

O parlamentar elencou também as principais mudanças e sugestões que apresentou à comissão e que foram inseridas na lei de regularização fundiária. Confira abaixo:

Área Urbana

Venda direta – Proprietários sejam de casas construídas à revelia ou de lotes, não construídos, estarão garantidos por lei e poderão regularizar seus lares.

Condomínios fechados – A lei também garante que os condomínios poderão ser fechados, não importa o número de condôminos.

Descontos – Nos condomínios a infraestrutura, e a valorização em decorrência das benfeitorias feitas pelos proprietários serão debitadas do valor a ser pago pelo lote. O desconto ultrapassa os 42%.

Sem especulação – Em terras doadas pela União ao GDF, não pode haver especulação. O preço a ser cobrado tem que ser o mesmo que foi repassado pela União ao GDF.

Redução da burocracia – Ficou mais simples e sem burocracia a compra da terra ou imóvel da União. Basta que o morador apresente uma Proposta de Manifestação de Aquisição (PMA) à Secretaria de Patrimônio da União.

Isenção de taxas e custas – Ficam isentos de taxas e custas a população de baixa renda beneficiada com lotes em Núcleos Urbanos informais.

Publicidade

Área Rural

As áreas rurais de propriedade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) também estão contempladas pela lei. Depois de regulamentada no ano passado, as terras do DF e entorno começaram a ser escrituradas. Foram entregues 146 títulos definitivos a agricultores da área da Bacia do Descoberto-Projeto Integrado de Colonização Alexandre Gusmão na Região Administrativa de Brazlândia e parte de Ceilândia. Na mesma área, 40 processos de regularização já estão finalizados para emissão de Títulos Definitivos e mais, cerca de 800 processos possíveis de regularização, estão em andamento. Foram instalados três projetos de assentamento no DF: Núcleo Rural Pipiripau, localizado na Região de Planaltina com capacidade para 168 unidades agrícolas familiares. Este, apesar de ter sua criação já publicada no Diário Oficial, aguarda a oficialização de doação por parte da TERRACAP que mantém o domínio legal da área, o que impede a aplicação das políticas públicas federais de crédito aos assentados.  Também em Planaltina já foram instalados o assentamento Pequeno William com capacidade para 22 unidades agrícolas e o Márcia Cordeiro Leite com 70 unidades.

Fazenda Sálvia

No último dia 5, a Associação Brasileira de Produtores Rurais em Áreas da União (ABPRU) e a Secretária do Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU/DF), assinaram um
Acordo de Cooperação Técnica (ACT) visando a regularização, destinação e alienação de glebas rurais da Fazenda Sálvia. A Fazenda Sálvia tem 10.800 hectares e fica entre o Paranoá, Planaltina e Sobradinho. Desde 1997, 283 ocupantes foram reconhecidos como ocupantes legítimos desse imóvel da União que sempre prometeu fazer a alienação dos imóveis e nunca o fez. De 1998 a 2002 houve um aumento de 3.000% na taxa de ocupação, explodindo o número de ações judiciais e a relação entre a União e os seus legítimos ocupantes. São 20 anos de insegurança jurídica. Pressionados pelos aumentos na taxa de ocupação e as inúmeras invasões na região apoiadas pelo Governo Federal fizeram com que os produtores rurais se concentrassem em litígios e a Fazenda Sálvia que chegou a ser a maior bacia leiteira do Distrito Federal, reduziu drasticamente a sua produção. Com a lei 13.465 e a cooperação técnica entre produtores e a Secretaria de Patrimônio da União a regularização da área começa a ser vislumbrada.

Entorno

Na região do Entorno (RIDE), 1.300 títulos definitivos já foram entregues pelo INCRA. São agricultores que produzem há mais de 30 anos e agora estão, finalmente, com seus direitos garantidos.

Assista ao vídeo do discurso do senador Izalci Lucas.

Com informações do Portal do Senado (Notas Taquigráficas).

Expressão Brasiliense

Read Previous

Governo Bolsonaro pretende implantar 108 escolas cívico-militares até 2023

Read Next

Força-tarefa da Saúde possibilita melhor atendimento à população do DF