• 24 de abril de 2024

REFORMA MINISTERIAL | Em um dia, Jair Bolsonaro promove dança das cadeiras em seis pastas

O presidente Jair Bolsonaro, confirmou, por meio de nota oficial, a troca de comando em seis ministérios de seu governo nesta segunda-feira (29). Logo após o pedido de demissão do pressionado Ernesto Araújo das Relações Exteriores, o general Fernando Azevedo e Silva deixa a pasta da Defesa. Bolsonaro ainda demitiu o advogado-geral da União, José Levi. Com isso, o Planalto promoveu uma dança das cadeiras para ocupar os ministérios e ao mesmo tempo tenta se aproximar mais do Congresso.

Veja também

DEPOIS DE SER JULGADO PELO STF | Moro afirma em live que seu foco “é trabalhar no setor privado”

Araújo, Azevedo e Silva e Levi deixaram de vez o governo, pelo menos por hora. O novo chanceler será Carlos Alberto Franco França, diplomata que fez carreira no cerimonial do Itamaraty e chefiou a assessoria especial da Presidência.

A AGU volta para as mãos de André Mendonça, que ocupava o cargo antes de substituir Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta que agora será chefiada pelo delegado da Polícia Federal, Anderson Gustavo Torres, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e apoiado pelos filhos de Bolsonaro.

Já a defesa ficará nas mãos de general Walter Braga Netto, que chefiava a Casa Civil, que agora terá o também general Luiz Eduardo Ramos, antes ministro-chefe da Secretaria de Governo, que ficará a cargo da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Flávia é esposa do ex-governador do Distrito Federal e ex-parlamentar José Roberto Arruda.

Próxima de Lira e membro do Centrão, Flávia Arruda é a aposta do governo para melhorar a articulação com o Congresso. Enquanto foi presidente da CMO, a deputada despontou como uma forte liderança no parlamento brasileiro e agradou a cúpula do Planalto.

Leia a nota oficial na íntegra

O Presidente Jair Bolsonaro alterou a titularidade de seis ministérios nesta segunda-feira (29). As seguintes nomeações serão publicadas no Diário Oficial, a saber:

•Casa Civil da Presidência da República: General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira;

•Ministério da Justiça e Segurança Púbica: Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres;

•Ministério da Defesa: General Walter Souza Braga Netto;

•Ministério das Relações Exteriores: Embaixador Carlos Alberto Franco França;

•Secretaria de Governo da Presidência da República: Deputada Federal Flávia Arruda;

•Advocacia-Geral da União: André Luiz de Almeida Mendonça.

Da Redação com informações do Portal Terra

Foto: Ueslei Marcelino/Ag. Reuters

Expressão Brasiliense

Read Previous

FESTAS CLANDESTINAS EM GOIÁS | Caiado alerta: “Todos que infringirem a lei e que atentarem contra saúde pública serão presos”

Read Next

FORÇA-TAREFA COM 16 EQUIPES | Operação do GDF realizou mais de 291 mil vistorias desde o dia 8 de março