A ex-ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos do governo Bolsonaro, a senadora eleita Damares Alves, do Republicanos, se manifestou, no domingo (22), por meio de suas redes sociais, sobre a crise humanitária na reserva indígena dos Yanomamis, na região Norte do Brasil.
No último sábado (21), conforme revelou a coluna O Fino da Política, a ex-ministra de Bolsonaro foi bombardeada de críticas nas redes sociais. Muitos internautas acusam a senadora eleita de ter sido omissa enquanto esteve responsável pela pasta que defendia os direitos humanos na gestão anterior.
Ao se defender das acusações, a futura parlamentar ressaltou que está acompanhando a situação dos indígenas Yanomamis e que ela precisava “esclarecer algumas coisas”.
“Minha luta pelos direitos e pela dignidade dos povos indígenas é o trabalho de uma vida”, publicou Damares nas redes sociais.
Segundo a ex-ministra, durante o governo Bolsonaro a política indigenista era executada por outros ministérios e não pelo que ela comandava. Damares Alves explica que o Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos recebia as denúncias de violações de direitos e que cabia a eles encaminhar “às autoridades responsáveis”.
A senadora eleita finaliza sua postagem sugerindo uma trégua no campo político em prol das crianças indígenas. “Ao invés de perdermos tempo nessa guerra de narrativas e revanchismo, proponho um pacto por todas as crianças do Brasil, de todas as etnias”, escreveu Damares.
Confira abaixo a íntegra da publicação feita pela senadora eleita:
Acompanhei com dor e a tristeza as imagens que estão sendo divulgadas sobre os Yanomami. Minha luta pelos direitos e pela dignidade dos povos indígenas é o trabalho de uma vida. Mas diante de tantas mentiras espalhadas nos últimos dias, preciso esclarecer algumas coisas. (1/8)
— Damares Alves (@DamaresAlves) January 22, 2023
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.