O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma cartilha orientando seus militantes a evitarem manifestações de cunho eleitoral durante o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que presta homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (15), no Rio de Janeiro.
O documento recomenda que filiados e simpatizantes não utilizem expressões de teor eleitoral, como “é Lula outra vez” ou “é Lula 2026”. Também orienta que não sejam exibidos materiais, camisetas ou estampas associando o presidente ao número 13 — legenda do partido — ou qualquer menção às eleições.
Segundo a cartilha, “o evento é uma manifestação cultural, sendo proibida qualquer atividade de cunho eleitoral neste momento”. O texto reforça que todos os participantes devem manter o foco na festa popular do Carnaval e evitar condutas que possam ser interpretadas como campanha antecipada.
PT do Rio reforça alerta nas redes sociais
Nas redes sociais, o diretório estadual do partido no Rio de Janeiro publicou orientação semelhante. A legenda destacou que não deve haver pedido de voto, número de urna, slogan eleitoral ou impulsionamento com caráter eleitoral.
“A legislação é clara e a gente não pode dar margem para questionamentos ou penalidades”, diz a nota divulgada pelo diretório carioca.
Propaganda eleitoral antecipada
A preocupação do partido é evitar que o desfile da Acadêmicos de Niterói seja enquadrado como propaganda eleitoral antecipada.
O presidente Lula deve disputar a reeleição neste ano. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha eleitoral só é permitida oficialmente a partir de 15 de agosto.
O samba-enredo da escola homenageia a trajetória do presidente com o tema: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Lula deve assistir ao desfile neste domingo.
Planalto também orienta ministros
Na sexta-feira (13), o Palácio do Planalto orientou ministros do governo a não participarem do desfile em homenagem ao presidente. A recomendação foi para que os auxiliares interessados acompanhassem Lula apenas no camarote da Sapucaí.
O TSE já negou pedidos para barrar o desfile da escola. Apesar da decisão favorável à realização do evento, a ação segue em análise e pode resultar em punições caso haja descumprimento das normas eleitorais.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.













