• 18 de abril de 2024

POR 69 A 0 | Deputados do Rio abrem processo de impeachment de Witzel

A Assembleia Legislativa do Rio encaminhou o afastamento do governador Wilson Witzel (PSC), na quarta-feira (23), e deu abertura ao processo contra ele por crime de responsabilidade.

LEIA MAIS

DISCURSO NA ONU | “Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente”, diz Bolsonaro

Atualmente, Witzel está temporariamente afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça. Ele já foi denunciado duas vezes pelo Ministério Público Federal por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A votação se deu após a comissão especial que analisava o caso aprovar, por unanimidade, na semana passada, o parecer do deputado Rodrigo Bacellar (SD), relator do processo. A derrota de Witzel voltou a ser “de goleada”.

Isolado, Witzel cai sem aliados ou apoiadores

As etapas do processo de impeachment contra o governador têm sido marcadas por derrotas de “goleada”. Quando a Casa abriu o processo, foram 69 votos a favor e nenhum contra; na semana passada, 24 a 0 pró-relatório da comissão especial. E, hoje, novo resultado acachapante. Nem no Judiciário, o berço do ex-juiz, o sofrimento foi menor: ele perdeu de 14 a 1 no STJ.

Nenhum deputado saiu em defesa do mandatário, eleito na esteira do bolsonarismo e do discurso antipolítica de 2018. Também não havia, na porta do Palácio Tiradentes, grupos em apoio ao governador, como é comum nesse tipo de votação. E as galerias da Casa estavam fechadas por causa da pandemia.

Antigos aliados, os bolsonaristas aproveitaram as ruínas de Witzel para culpá-lo pelas mortes durante a pandemia. Ele teria, segundo esses parlamentares, “as mãos sujas de sangue”. Já a esquerda, principalmente o PSOL, disse que sempre alertou para o que considera uma “política de morte” colocada em curso pelo governador desde o início de seu mandato.

(Agência Estadão Conteúdo)

Expressão Brasiliense

Read Previous

IMPACTO DA PANDEMIA | Codeplan aposta na recuperação da economia do DF nos próximos meses

Read Next

MAIS UMA VEZ | Ninguém acertou os números da Mega-Sena e prêmio pode pagar R$ 50 milhões