• 22 de novembro de 2024

“O IMPACTO É GRANDE, A GENTE PERDE MUITA COISA” | Ibaneis diz que espera sensibilizar os senadores para manter os recursos do Fundo Constitucional do DF

Preocupado com a aprovação pela Câmara dos Deputados do PLP 93/23, que cria um novo regime fiscal e atinge os recursos da capital federal, em especial do Fundo Constitucional do DF (FCDF), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, disse, nesta quinta-feira (25), que vai trabalhar junto com a bancada de senadores do DF para sensibilizar os demais parlamentares do Senado Federal para manter a atual legislação que estabelece a variação de correção da verba a ser repassada anualmente pela União para o DF.

“O impacto é grande, a gente perde muita coisa. Isso vai impactar nos serviços da cidade. Mas nós temos uma nova etapa agora no Senado Federal e vamos trabalhar juntos aos senadores que têm essa visão de Estado para que a gente possa reverter isso”, afirmou o governador.

Caso o Senado também aprove a mudança, Ibaneis demonstrou que o GDF já está se preparando para um eventual cenário com a queda dos recursos do Fundo Constitucional. 

“Se a gente não conseguir, a gente vai ter que ajustar as contas. E aí, para isso, a gente vai ter que trabalhar de forma muito firme para poder manter as contas do Distrito Federal em dias, os pagamentos em dias e as obras em andamento. Vamos agora para um trabalho de convencimento”, destacou.

Greve dos professores

Ao ser questionado sobre o andamento das negociações com os professores, que estão em greve, Ibaneis Rocha comentou que foi apresentada uma proposta de antecipação da incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped) aos salários dos educadores que estão na ativa, para os aposentados e pensionistas.

“A gente tem uma esperança muito grande de que na assembleia, eles saiam da greve e voltem a trabalhar para que a gente tenha toda a normalidade no Distrito Federal”, finalizou Ibaneis Rocha.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

SESC + TRADIÇÕES | Temporada de festas com quadrilhas, sorteios, comidas típicas e shows imperdíveis começa no dia 2 de junho

Read Next

ACABOU A GREVE | Professores aceitam proposta de Ibaneis e suspendem paralisação