A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, do PP, afirmou, na tarde desta segunda-feira (26), que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP-AL, garantiu que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) não será incluído no texto do projeto de lei complementar (PLP) que trata do arcabouço fiscal, que se encontra de volta à Casa após mudanças realizadas pelos senadores, entre as quais a retirada do trecho em que altera a legislação do fundo.
“Na semana que vem nós estaremos com o presidente Lira. Há um compromisso dele antes da votação de manter o projeto do Senado. Eu converso com o presidente Lira todos os dias e ele garantiu que o acordo está mantido”, ressaltou Celina Leão.
Segundo a governadora em exercício, que é presidente do diretório regional do PP no DF, além desse encontro com o deputado Arthur Lira, previsto para a próxima semana, também está em curso toda uma mobilização para sensibilizar e convencer os demais líderes partidários a manter o PLP aprovado pelos senadores.
Quanto aos rumores e ti-ti-ti no Congresso Nacional de que os deputados Arthur Lira e Cláudio Cajado, que também é PP e é relator do PLP do arcabouço na Câmara, poderiam traí-la e prejudicar o Distrito Federal, Celina Leão destacou que “isso não procede”.
“Esse tipo de informação de que o Lira está resistente ao projeto, eu acho que faz parte de uma ‘artilharia’ contra o presidente da Câmara desnecessária. Estão plantando terrorismo”, finalizou a leoa, como também é conhecida a governadora em exercício.
Sobre o FCDF
Criado em 2002, o Fundo Constitucional do DF compõe uma parcela significativa do orçamento do Distrito Federal, pois são com os recursos do fundo que o governo local mantém o quadro de servidores da segurança, saúde e educação.
De acordo com o GDF, estima-se que o DF deixará de receber da União nos próximos anos cerca de R$ 87 bilhões.
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.