A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou, nesta segunda-feira (05), uma nota de repúdio à tentativa de intimidação por parte do deputado federal Reginaldo Veras, do PV, que propõe nas redes sociais a criação de uma CPI para investigar veículos de comunicação da nova imprensa que divulgaram conteúdo sobre o desvio de mais de R$ 6 bilhões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Desde que veio à tona a fraude bilionária no INSS, o parlamentar passou a atacar blogs, portais de notícias e jornalistas independentes que noticiaram os desvios ocorridos no órgão responsável pela gestão da Previdência Social do governo federal.
O ataque do deputado aos veículos de comunicação pode ter sido motivado pelo fato de a Polícia Federal ter apontado possíveis ligações do esquema criminoso que desviou recursos de milhares de aposentados com o PDT, antigo partido de Reginaldo Veras.
Coincidentemente, o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, foi exonerado pelo presidente Lula em meio ao escândalo, após não apresentar justificativas convincentes sobre a gestão da pasta durante o período da fraude.
De acordo com a nota, “a liberdade de expressão e o trabalho jornalístico são pilares fundamentais da democracia, garantidos pela Constituição Federal, e qualquer ação que busque silenciá-los deve ser veementemente rechaçada”.
O documento ainda afirma que a atitude do parlamentar “é incompatível com os princípios democráticos e com o papel fiscalizador do jornalismo, que deve atuar sem medo de represálias”.
Confira, abaixo, a nota de repúdio da ABBP:
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.