• 28 de março de 2024

Mesmo após a condenação, o ex-presidente Lula lidera as pesquisas

Sem Lula no páreo, Bolsonaro assume a liderança. Porém, num segundo turno sem Lula, Bolsonaro perde para Marina Silva e para Alckmin.

Mesmo ameaçado de ficar fora da disputa eleitoral para a Presidência da República, o ex-presidente Lula lidera as pesquisas de intenções de votos conforme divulgou o Instituto de Pesquisas Datafolha. O petista, em todos os cenários para o 1º turno, se mantém acima dos 30%. O segundo colocado nas pesquisas, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) bem que tentou impedir a divulgação da pesquisa, mas não obteve êxito.

O Datafolha ainda destaca que num provável cenário sem Lula, o deputado Jair Bolsonaro (PSC) lidera as intenções de voto. Apontado como um possível substituto de Lula pelo campo petista, Jaques Wagner atrai pequena parte do eleitorado lulista. Os presidenciáveis alinhados à gestão Michel Temer (PMDB), Rodrigo Maia (DEM) e Henrique Meirelles (PSD), equiparam-se a Wagner e não alcançam 5% da preferência dos brasileiros quando seus nomes são testados.

O global Luciano Huck (sem partido) considerado como um nome de fora da política partidária tradicional para a disputa pela Presidência, tem intenção de voto similar a Geraldo Alckmin (PSDB) no cenário sem o ex-presidente. Na ausência de Lula, destaca-se a alta significativa de intenção de votos nulos ou em branco, que oscila de 24% a 32%, dependendo dos nomes consultados.

O cenário mais completo, incluindo Lula, Barbosa, Marina, Huck, Alckmin, Michel Temer (PMDB), Rodrigo Maia (DEM) e Henrique Meirelles, entre outros, tem o petista na liderança, com 34%, e Bolsonaro na segunda colocação, com 15%. Os demais estão embolados: Marina tem 7%, no mesmo patamar de Alckmin (6%), Ciro (6%), Huck (5%), Barbosa (3%) e Álvaro Dias (3%). Com 1% aparecem Temer, Maia, Collor, Meirelles e Manuela, e há ainda aqueles que não pontuaram, casos de Boulos, Amoêdo e Rabello de Castro. A parcela que votaria em branco ou nulo é de 12%, e 3% não opinaram.

Um dos destaques da pesquisa é a rejeição do presidente Temer, 60%. Depois vem Fernando Collor com 44%, Lula 40% e Bolsonaro 29%.

Confira os slides da pesquisa divulgado pelo Datafolha.

Da Redação com informações do site do Datafolha

Foto: Google Imagens

Slides: Imagens Instituto Datafolha

Olá, tudo bem!? Então, quer participar do nosso blog? Envie a sua sugestão de matéria ou reportagem para o e-mail [email protected] ou entre em contato pelo 99991-9106. O Expressão Brasiliense conta com o seu apoio e ajuda para produzir e disseminar as informações de maneira correta e verdadeira. Estamos esperando o seu contato.

Expressão Brasiliense

Read Previous

Instagram começa a permitir agendamento de posts

Read Next

Tex Quarteto no Clube do Choro