O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) inaugurou, nesta quarta-feira (3), a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), um marco histórico para a Justiça Eleitoral da capital federal. O novo espaço, localizado no edifício-sede do Tribunal, no centro administrativo de Brasília, promete agilizar serviços, ampliar a acessibilidade e concentrar, em um só local, 14 zonas eleitorais do DF.
A cerimônia contou com autoridades do Judiciário, Executivo, Ministério Público, Defensoria, advocacia, lideranças comunitárias e servidores, que presenciaram a entrega de um ambiente moderno, com estacionamento gratuito, tecnologia de ponta e funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Na CAE, os eleitores terão acesso a serviços como emissão de título, transferência de domicílio, revisão cadastral, regularização da situação eleitoral e orientações gerais.
Durante a inauguração, o presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, destacou que a regionalização do atendimento foi baseada em estudos demográficos e logísticos.
“Colocamos à disposição da população um ambiente moderno, central, com transporte público acessível e tecnologia para solução rápida das demandas”, afirmou.
Ele ainda fez questão de citar os desembargadores que contribuíram para a criação do projeto, homenageando especialmente Roberval Belinati e Mário-Zam Belmiro Rosa, que iniciaram as obras em 2022.
O vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Sérgio Rocha, também elogiou o modelo de atendimento, enquanto Belinati lembrou os desafios enfrentados para viabilizar a obra.
A vice-governadora Celina Leão (PP) representou o governo na solenidade e ressaltou o impacto da nova estrutura para a democracia.
“Não há democracia sem Justiça Eleitoral. O TRE-DF entrega hoje um modelo moderno, eficaz e eficiente. Além disso, as zonas eleitorais desativadas serão destinadas à saúde pública, beneficiando toda a população do Distrito Federal”, destacou.
Zonas eleitorais em migração
O TRE-DF informou que a mudança das zonas eleitorais para a CAE será gradual, com suspensão temporária de atendimentos em algumas regiões. O cronograma segue até dezembro, contemplando localidades como Taguatinga, Guará, Asa Sul, Águas Claras, Ceilândia e Santa Maria.
Durante os períodos de migração, os prazos processuais também ficarão suspensos, garantindo segurança jurídica para os eleitores.
Atendimento continua em outras regiões
Eleitores de Lago Sul, Taguatinga, Sobradinho e Gama continuam a ter atendimento em suas respectivas zonas, além do posto do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto. O TRE-DF também mantém os canais digitais, como o site oficial (www.tre-df.jus.br) e o aplicativo e-Título, que oferecem serviços online.
Com a nova Central de Atendimento ao Eleitor, a Justiça Eleitoral do Distrito Federal reforça seu compromisso com a modernização, aproximando o cidadão dos serviços essenciais para o pleno exercício da democracia.
Com informações do TRE-DF
Foto: Divulgação/TRE-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.