• 27 de abril de 2024

JORNALISMO SEM FAKE | ABBP celebra 9 anos de fundação com lançamento de ‘Selo’ da entidade

No último domingo (10/12), a Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) celebrou nove anos de fundação lançando o ‘Selo ABBP – Jornalismo Sem Fake’ em sua tradicional confraternização de fim de ano que reuniu diversas autoridades da política nacional e da capital do País. A entidade foi parabenizada pelo importante trabalho realizado como instituição representativa dos veículos de comunicação que integram seus quadros.

Ao longo de sua trajetória, a ABBP sempre se empenhou para que os portais de notícias associados exercessem suas atividades pautadas pelos princípios fundamentais e éticos do jornalismo.

Responsável por conduzir a transformação da ABBP em entidade nacional, o presidente da Associação, jornalista José Fernando Vilela, do Expressão Brasiliense, salientou que a instituição segue expandindo sua atuação pelo Brasil. 

“A ABBP já está presente em vários estados brasileiros como Goiás, São Paulo, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina, entre outros, e para o próximo ano estamos chegando nos demais”, pontuou o dirigente. 

Um dos fundadores da ABBP e presidente do Conselho Consultivo, o jornalista Toni Duarte, do Radar-DF, enalteceu o crescimento e o fortalecimento dos portais de notícias no mercado publicitário e da informação. “Hoje somos geradores de emprego e renda e isso é muito importante. A ABBP fez com que os portais de notícias dessem um salto de qualidade no seu trabalho”, destacou o jornalista.

Jornalismo Sem Fake

Durante o evento, a entidade lançou o “Selo ABBP”, uma certificação conferida aos portais associados que aderem aos preceitos da ética jornalística no exercício de suas atividades empresariais.

Além do certificado, os veículos associados passarão a exibir em suas páginas um banner com as seguintes frases: “Jornalismo Sem Fake. Este veículo possui a certificação do Selo ABBP”.

O presidente destacou a importância do Selo ABBP e evidenciou que o instrumento criado será um divisor de águas no cenário jornalístico. “Essa certificação permitirá à sociedade brasileira identificar os veículos comprometidos com a verdade, reforçando o compromisso do segmento com um jornalismo ético, responsável e verdadeiro.”

Homenagem ao Padrinho Danúbio

Na abertura do evento foi realizada uma homenagem póstuma a Danúbio Martins, que foi oficialmente declarado “Padrinho da ABBP”, com um minuto de silêncio em sua memória. Danúbio, apesar de não ser um profissional da área, incentivou e apoiou a fundação da entidade.

O presidente da ABBP lembrou que Danúbio deixa um legado de dedicação à cidade que tanto amava, o Núcleo Bandeirante e em defesa dos veículos de comunicação da “Nova Imprensa”.

Trabalho reconhecido

O senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, ressaltou que acompanha o trabalho da ABBP desde a sua concepção em 2014. “Parabenizo a todos da associação. Eu vim em praticamente todos os eventos e o segmento está cada dia mais forte, o pessoal está unido e a associação vem a cada ano consolidando isso”, afirmou o parlamentar.

O deputado federal, Professor Paulo Fernando, do Republicanos-DF, que faz parte da ABBP e está licenciado para o exercício do mandato, lembrou que foi diretor jurídico da entidade e destacou que “a associação agora está expandindo a sua atuação para os demais estados do Brasil”

Já a deputada distrital, Doutora Jane, do MDB, elogiou a atuação dos veículos associados à ABBP. “A ABBP é tão importante porque ela congrega os melhores e maiores portais de notícias, que realmente pautam a política, acompanham o dia a dia da comunidade. Então se você quiser conhecer ou estar ligando no que está acontecendo precisa ter acesso a esses veículos de comunicação. Efetivamente, eles fazem um bom trabalho e eu fiz questão de vir na confraternização deles”, observou a parlamentar.

Para o distrital, Rogério Morro da Cruz, sem partido, “esses portais de notícias vem fazendo um trabalho de suma importância e de utilidade pública para toda a sociedade”.

Veja o vídeo da confraternização

Fotos: Tony Winston

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

A CHAPA VAI ESQUENTAR! | Nova onda de calor pode elevar temperaturas em sete estados e no DF

Read Next

REFIS 2023 | Renegociações de dívidas vencidas batem recorde de adesões de empresas e cidadãos