O Distrito Federal praticamente passou em branco na última legislatura do Senado Federal. Mas, isso são águas passadas. Com a eleição de Izalci Lucas (PSDB) para o Senado em 2018, o DF passou a ter um político atuante, articulador e muito prestativo. Apesar de novato na casa, o tucano aos poucos, típico de um bom mineiro, vai ocupando espaço e mostrando a que veio.
Nesta quinta-feira (07), Izalci foi escalado para presidir a primeira sessão plenária do Senado da nova legislatura. Político experiente, o senador do DF conduziu os trabalhos com tranquilidade. Nos corredores, muitos já consideram o tucano como um dos homens de confiança do presidente da casa, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).
Foi Izalci Lucas um dos grandes responsáveis por articular junto ao seu partido a desistência da candidatura do senador Tasso Jereissati (CE) para a presidência do Senado para apoiar Alcolumbre. No dia da eleição, em meio à confusão da votação, foi o tucano brasiliense quem auxiliou a mesa num dos momentos mais tenso.
Já na eleição para os demais cargos da mesa diretora, na quarta-feira (06), Izalci estava sendo cotado para ocupar a 1ª vice-presidência do Senado, mas abriu mão para o senador Antônio Anastasia (PSDB/MG).
O senador Izalci sempre afirmou que seu objetivo maior é ajudar o DF. E essa sua movimentação na casa demonstra que ele quer ter todas as condições possíveis para que os brasilienses voltem a ver a capital crescendo e se desenvolvendo. Para isso, vai precisar trazer recursos e ter bom trânsito no meio político. Ou seja, o senador Izalci estava fazendo a lição de casa.
Da Redação
Fotos: Divulgação/Assessoria Senador Izalci Lucas