A Polícia Federal (PF) apreendeu R$ 430 mil em dinheiro vivo na residência do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) durante uma operação realizada nesta sexta-feira (19). A ação investiga suspeitas de desvio de recursos da cota parlamentar no Congresso Nacional.
Segundo a investigação, Sóstenes Cavalcante — que atualmente ocupa o cargo de líder do PL na Câmara dos Deputados — teria realizado repasses irregulares a uma locadora de veículos, com o objetivo de desviar verbas públicas. Até o momento, o parlamentar não se manifestou sobre o caso.
Dinheiro guardado em flat em Brasília
No endereço onde o deputado reside, um flat em Brasília, os agentes da Polícia Federal encontraram uma sacola preta com notas de R$ 100, guardada dentro de um armário. O valor foi contabilizado e apreendido sob suspeita de ser proveniente do desvio de recursos públicos.
Carlos Jordy também é alvo
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) também foi alvo de mandado de busca e apreensão, mas nenhuma quantia em dinheiro vivo foi encontrada em sua residência. Em publicação nas redes sociais, Jordy afirmou que realizou pagamentos à empresa investigada apenas para aluguel de veículos, desde o início de seu mandato, e classificou a operação como uma “pesca probatória”.
Esquema de desvio de verba pública
De acordo com a Polícia Federal, sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A investigação aponta que agentes políticos, servidores comissionados e particulares atuaram de forma coordenada para o desvio e posterior ocultação de verba pública”, informou a PF em nota.
A Operação Galho Fraco é um desdobramento de ação deflagrada em dezembro de 2024 e apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












