A falta de investimentos que comprometeram o abastecimento de água da população brasiliense durante as gestões dos ex-governadores Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg foi mencionada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante participação no seminário do grupo Lide, em Washington, nos Estados Unidos.
Quem chegou na capital nos últimos anos talvez não saiba que as administrações de Agnelo e Rollemberg ficaram marcadas pela falta de investimentos no setor que resultaram na maior crise hídrica do Distrito Federal, quando o “quadradinho” literalmente ficou sem água.
A pessoa que assiste o recém-empossado deputado federal Rodrigo Rollemberg se gabando nas redes sociais de que é responsável por obras de infraestrutura que garantem a segurança hídrica pode até acreditar na mentira. Porém, a única atitude do então governador pessebista na época foi pedir a intervenção do cacique Cobra Coral para antecipar as chuvas, o que virou motivo de piada.
Na realidade, se hoje o DF tem garantia de segurança hídrica é graças ao trabalho e ao esforço de Ibaneis Rocha desde 2019.
Crise hídrica no DF
Em Washington, Ibaneis lembrou que os dois governos esquerdistas investiram apenas R$ 1,4 bilhão em obras de infraestrutura e saneamento, o que levou Brasília a enfrentar a maior crise hídrica de sua história.
“O que isso gerou? A maior crise hídrica da história do Distrito Federal entre 2016 e 2017, com aumento nas tarifas para reduzir o consumo e racionamento de água. Esse era o cenário daquele período”, ressaltou o governador.
Investimentos do governo Ibaneis
O atual governador destacou que durante seus dois mandatos já foram destinados mais de R$ 5 bilhões em obras, garantindo abastecimento de água para as próximas gerações.
“Fizemos a integração de todos os grandes sistemas de captação de água, que antes não eram interligados. Antes, podia faltar água em uma região e sobrar em outra. Esse investimento garante a segurança hídrica do DF pelos próximos 50 anos”, afirmou Ibaneis Rocha.
Se o governo Ibaneis não tivesse realizado investimentos na área, o Distrito Federal poderia estar em situação pior que no período de Rollemberg, quando a população sofreu com racionamento e tarifas abusivas para cada mililitro de água potável.
Quem deve estar com saudade do governo do agora deputado federal é o cacique Cobra Coral.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.