Radicado na capital federal desde 1998, o jornalista maranhense Toni Duarte, do Radar-DF, foi agraciado na tarde desta sexta (1º/11) pela Câmara Legislativa do DF com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa, do União Brasil.
O seu comprometimento e dedicação à profissão faz com que ele seja considerado um ícone da comunicação brasileira. Toni Duarte também fez história em sua terra natal pelo trabalho realizado como jornalista, radialista e teatrólogo. Aliás, foi no Maranhão que a sua trajetória profissional teve início.
Antes de desembarcar em Brasília, Toni Duarte trabalhou no histórico jornal maranhense ‘O Imparcial’ e também atuou como radialista por 12 anos, sendo que seu programa ‘Bom Dia São Luís’ era líder de audiência em todo o estado.
Durante a solenidade, Eduardo Pedrosa destacou que o homenageado sempre buscou transmitir a notícia “com clareza, simplicidade, coerência e imparcialidade”.
Já o presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) e editor do Expressão Brasiliense, José Fernando Vilela, lembrou do esforço de Toni Duarte para fundar a entidade em 2014, vislumbrando que ela fortalecesse o segmento.
“Se hoje somos reconhecidos por toda a sociedade brasiliense pelo trabalho que fazemos, nós devemos isso ao Toni Duarte que se empenhou para que caminhássemos todos juntos”, enfatizou o dirigente.
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, revelou que está sempre atento às matérias do Radar DF. “Eu me mantenho muito bem informado com as notícias que são publicadas no portal do Toni Duarte”, salientou o magistrado.
A governadora assistente do Distrito 4530 do Rotary International, Heloísa Cardoso, representou o governador do Distrito, Eurípedes Barsanulfo Lima, e leu a mensagem enviada por ele. O dirigente enalteceu o trabalho realizado pelo jornalista à frente do Rotary Club de Brasília – O Pioneiro. “Você trouxe o seu clube de volta ao protagonismo que lhe é merecido”, apontou o governador Lima referindo-se a transformação promovida pelo homenageado no 1º clube da centenária instituição que foi fundado em 1958 na capital federal.
Quem também marcou presença na cerimônia foi o ex-senador e ex-governador do Maranhão, Edison Lobão, com quem Toni Duarte trabalhou no Senado por 16 anos. Lobão citou momentos importantes da trajetória profissional do jornalista, tanto na esfera política quanto cultural. “O Toni Duarte é desses homens que a gente admira a sua inteligência. Eu sou testemunha do seu exitoso trabalho”, disse Edison Lobão.
O distrital Roosevelt Vilela, do PL-DF, compareceu à solenidade e fez menção a uma experiência que teve com o homenageado. “Eu recebi o Toni e alguns jornalistas em minha residência, conversamos um pouco e logo assim que ele saiu, passaram-se alguns minutos e ele me envia uma matéria sobre o que conversamos. Vou confessar que fiquei impressionado com a sua capacidade de escrever um texto com tanta eficiência e comprometimento com a informação”, observou o parlamentar.
Logo após a outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília, o jornalista Toni Duarte, em seu discurso, agradeceu a todos pelas palavras e disse que dedicava essa homenagem a sua família e aos seus conterrâneos que também escolheram a capital federal para viver.
“Esse título se estende a minha família e a todo maranhense que, assim como eu, veio para Brasília em busca de novas oportunidades”, finalizou o profissional.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, jornalistas, rotarianos de outros clubes e admiradores do trabalho do jornalista Toni Duarte.
Fotos: Francisco Gelielçon/Estrutural Online