O líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Hermeto (MDB), que também é subtenente da reserva da PMDF, criticou o governo Lula pela forma como vem conduzindo as negociações sobre o reajuste salarial de policiais civis, militares e bombeiros do DF.
Para o parlamentar, a postura do Planalto representa uma “covardia” contra as forças de segurança do Distrito Federal, que há anos enfrentam defasagem salarial e restrições legais para mobilização.
Na última rodada de negociação, o governo federal apresentou uma proposta de 18% de reajuste salarial, parcelados em duas vezes. O governador Ibaneis Rocha (MDB), no entanto, enviou ao Planalto uma proposta inicial considerada bem mais vantajosa para policiais e bombeiros.
Segundo Hermeto, o sentimento nas delegacias e quartéis é o mesmo que ele expressa. “O que está acontecendo é perseguição política. O governo federal não aceita que o DF não seja comandado por seus aliados de esquerda”, disse o distrital.
Hermeto lembrou ainda que o GDF, ao solicitar a concessão do reajuste, encaminhou um estudo técnico comprovando a disponibilidade financeira da administração distrital para cumprir o compromisso com as três categorias da segurança pública.
“Enquanto isso, as forças de segurança estão sucateadas e com salários defasados”, lamentou o parlamentar.
Com informações da Ascom do Dep. Hermeto
Foto: Divulgação/Ag. CLDF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.