• 1 de maio de 2024

FIM DO MISTÉRIO | Ibaneis declara que pretende concorrer ao Senado em 2026

Durante a assinatura da ordem de serviço que marca o início das obras de construção do Hospital Regional do Recanto das Emas, nesta quinta (18), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, pôs fim às especulações quanto ao seu futuro político. O emedebista declarou que pretende concorrer ao Senado Federal em 2026 e que a vice-governadora Celina Leão, do PP, vai assumir o governo.

“Eu pretendo me candidatar ao Senado em 2026. Celina assume para concluir o governo e, talvez, se for da vontade dela, deve ser candidata à reeleição”, destacou Ibaneis.

A declaração do governador acaba com o ti-ti-ti nos bastidores de que ele não seria candidato a nada em 2026. De uns tempos para cá, surgiram boatos nos quatro cantos do DF de que Ibaneis ficaria no Buriti até terminar seu segundo mandato e só retornaria para a política em 2030 concorrendo novamente ao GDF.

Ao sinalizar que será candidato ao Senado em 2026, Ibaneis Rocha freia as pretensões de futuros concorrentes até mesmo dentro de sua corrente política. A partir de agora, quem for tratar de aliança para as próximas eleições vai ter considerar que na chapa do grupo Ibaneis-Celina terá a leoa concorrendo à reeleição e o emedebista disputando uma das vagas ao Senado, tendo em vista que serão duas a serem preenchidas.

Articulador

Eleito em 2018 como um advogado famoso, porém neófito no meio político, Ibaneis entrou para a história da política brasiliense ao conseguir se reeleger em 1º turno em 2022, colhendo os louros de ter realizado um bom trabalho e por articular uma aliança que o levou a vitória de forma inédita. Até então, somente o falecido ex-governador Joaquim Roriz teria sido reeleito, no entanto, ele só venceu no 2º turno.

Diante da declaração de Ibaneis Rocha, os demais grupos e partidos políticos devem começar a se movimentar para apresentar nomes para a vaga de vice de Celina e para a outra vaga ao Senado, bem como os suplentes. 

A posição de Ibaneis aponta que Celina terá o apoio do MDB na construção da aliança de um eventual projeto de reeleição. Se as eleições fossem hoje, a leoa já contaria com o apoio do partido de Ibaneis, do casal Bolsonaro e da senadora Damares Alves, do Republicanos. Michelle e Damares inclusive já declararam publicamente que apoiam Celina.

Apesar de 2026 estar longe, Ibaneis Rocha resolveu marcar posição e não deixar que os oportunistas ocupem espaço. Os dois mandatos de governador transformaram Ibaneis num político hábil que aprendeu a se movimentar nos bastidores e a construir alianças vitoriosas. O emedebista se consolida como a nova força política no DF. Antes dele, só Roriz exercia tal protagonismo.

Ibaneis Rocha abriu o caminho para Celina Leão construir uma aliança que garanta a sua permanência no Buriti a partir de janeiro de 2027.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

PARA CONFRONTAR O PLANALTO | Lira manda recado para Lula ao insinuar que pode destravar cinco CPIs e mostra que articulação política do governo é fraca

Read Next

HOSPITAL DO RECANTO DAS EMAS | Governo Ibaneis vai investir R$ 133 milhões na construção da unidade