• 29 de março de 2024

FEMINICÍDIO | Rafael Prudente assina ato que cria a CPI do Feminicídio na CLDF

A violência contra a mulher no Distrito Federal será alvo de investigação na Câmara Legislativa do DF (CLDF). O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente do MDB, assinou na tarde de quarta-feira (30), o ato que cria oficialmente a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que irá investigar os atos de feminicídio praticados do Distrito Federal.

Os líderes partidários chegaram a um acordo e a CPI terá a participação de duas deputadas, Arlete Sampaio do PT e Telma Rufino do PROS. Os demais integrantes são: Fábio Félix (PSOL), Hermeto (MDB) e Cláudio Abrantes (PDT).

O presidente da Câmara, Rafael Prudente convocou para o dia 5 de novembro, às 15 horas, a primeira reunião da comissão para a escolha do presidente e do relator. A reunião será realizada no plenário da CLDF.

Neste ano, o Distrito Federal já contabilizou 25 casos de feminicídio. Desses, as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do DF apontam que 42% dos crimes estão relacionados a ciúmes ou pessoas que moravam juntas, e 16% foram praticados por namorados das vítimas. 11% dos casos envolvem ex-companheiros. Outros 11% ainda não tiveram suas causas identificadas pela polícia. Os dados revelam que alguns crimes foram cometidos por parentes como cunhado, filho e sobrinho.

De acordo com a SSP/DF, em 2018 foram 28 casos de feminicídio e em 2017, 18.

Expressão Brasiliense

Read Previous

CASO MARIELLE | “Porteiro mentiu sobre ligação para casa de Bolsonaro”, diz promotora

Read Next

ECONOMIA | Taxa de desemprego no Brasil cai para 11,8%, revela IBGE