• 25 de abril de 2024

EXEMPLO PARA O PAÍS | Ações do governo Ibaneis se tornam referência no combate ao coronavírus

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado do novo coronavírus para pandemia, o governo do Distrito Federal (GDF), sob o comando do advogado Ibaneis Rocha (MDB), passou a agir de forma pontual para conter a disseminação da doença na capital federal. As medidas, num primeiro momento, desagradou alguns grupos, principalmente, o setor produtivo. No entanto, aos poucos, as mesmas pessoas que criticaram a atitude do governador Ibaneis, hoje, reconhecem que ele agiu corretamente.

As ações do GDF no combate à pandemia fez com que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) convidasse Ibaneis Rocha para uma conversa no Palácio do Planalto na última segunda-feira (20). Bolsonaro quis entender melhor como que o DF conseguiu conter o avanço da doença, pois o número de casos confirmados e de óbitos estão bem abaixo do que foi projetado pelo Ministério da Saúde.

Ibaneis tem demonstrado que é um exímio gestor. Em meio ao enfrentamento à doença, não hesitou em trocar o secretário de Saúde. Saiu o Osnei Okumoto e entrou Francisco Araújo. Nos bastidores, os comentários são de que a atitude do governador do DF talvez tenha inspirado Bolsonaro a tirar Mandetta do Ministério da Saúde para dar lugar a Nelson Teich.

Como está à frente de todas as ações que são executadas pelo GDF, Ibaneis Rocha vem recebendo elogios no meio político. Hoje, o Distrito Federal é uma das poucas unidades federativas do Brasil em que a estratégia apresentada vem colhendo frutos. No início, quando o governo decretou o fechamento do comércio e a suspensão das aulas em todas as instâncias da rede de ensino, Ibaneis foi alvo de críticas, mas com o passar dos dias, a população entendeu que a atitude foi a mais acertada.

Atualmente, o DF já está se preparando para voltar a ter parte do comércio aberto. Recentemente, algumas atividades e serviços foram liberados com atenção às medidas de segurança sanitária que devem ser adotadas para evitar a infecção das pessoas com o coronavírus. O GDF avalia a possibilidade de autorizar a volta às aulas nas escolas cívico-militares, que foi um pedido feito pelo presidente Bolsonaro ao governador, porém, Ibaneis avisou que só tomara tal medida de forma que não comprometa os alunos e seus familiares, bem como os profissionais que atuam nessas unidades de ensino.

O governador Ibaneis Rocha tem provado que é uma pessoa sensata e que não se omite ao assumir a responsabilidade de suas atitudes. Nos últimos dias, Ibaneis declarou que “a responsabilidade por fechar é minha. É só usar a minha caneta que eu fecho. Agora a responsabilidade de abrir é de todos”. Se hoje, o DF está vencendo o coronavírus, é graças a coragem de um gestor que não tem medo de enfrentar e contrariar interesses, sejam eles políticos ou econômicos, em prol da população brasiliense.

Já se pode ver no horizonte, que em poucos dias, o DF irá voltar à normalidade dentro dessa nova realidade que passaremos a ter após a pandemia. Que aqueles que criticaram, saibam aplaudir e reconhecer o trabalho que foi feito.

Por José Fernando Vilela

Expressão Brasiliense

Read Previous

PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS | BRB vai doar 450 mil máscaras à população do DF

Read Next

PRIMEIRO O ENSINO MÉDIO | GDF estuda retomar aulas na rede pública em maio