• 25 de abril de 2024

ENTREVISTA | Rafael Prudente fala sobre os trabalhos da CLDF para 2020 e diz que só vai concorrer à reeleição se for a vontade dos distritais

O jovem deputado distrital, Rafael Prudente, do MDB, vem trabalhando para mudar a imagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a qual preside, perante à opinião pública. Em entrevista ao Expressão Brasiliense, na segunda-feira (18), o parlamentar falou das medidas e ações que foram adotadas pela CLDF que proporcionaram à casa devolver mais de R$ 50 milhões aos cofres do DF.

Para este ano, Rafael Prudente revelou que os distritais decidiram “congelar” o orçamento da CLDF a fim de continuar economizando. “Vamos trabalhar com o mesmo orçamento de 2019. Inclusive, vale ressaltar que houve uma redução de 50% com os gastos da verba indenizatória dos parlamentares”, mencionou.

O presidente da Câmara Legislativa contou que foi realizada uma pesquisa para consumo interno dos distritais que revelou que a rejeição por parte da população à CLDF diminuiu de forma significativa. “É sinal de que estamos nos aproximando mais da população”, argumentou.

Rafael Prudente considera que essa aproximação se deu graças ao projeto Câmara Mais perto de Você, que consiste na realização de sessões da CLDF nas regiões administrativas abertas à população. O distrital disse que a reformulação do projeto foi um fator importante para que a comunidade pudesse ser ouvida.

“Quando passamos a fazer o Câmara Mais perto de Você direcionado para saber as demandas da população e já encaminhá-las para o GDF, conseguimos obter um melhor resultado do nosso trabalho. Antes, a gente ia nas cidades e estávamos falando mais para os assessores do que para a população. Agora, não. No primeiro dia, ouvimos a população e já no dia seguinte buscamos levar os responsáveis por cada área do governo para solucionar os problemas que nos foram apresentados”, destacou o parlamentar.

Questionado sobre a posição da CLDF em relação ao aumento do valor das passagens do transporte público, Rafael Prudente disse que, no seu entendimento, não cabe aos deputados distritais deliberar sobre o tema. “A Justiça já julgou no passado que essa questão (aumento das passagens) é de competência do Executivo. Mas, a minha posição é contrária a esse aumento”, indicou.

Já quanto as possíveis privatizações de empresas públicas do DF, Prudente disse que o GDF ainda está avaliando a melhor forma de seguir em frente com a proposta, mas adiantou que “no caso do Metrô, o governo não vai precisar da aprovação da CLDF, pois o governador já manifestou que vai optar em fazer a concessão desse serviço”.

Sobre uma possível candidatura à reeleição ao cargo de presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente manifestou que só irá concorrer caso os seus colegas queiram que ele continue à frente dos trabalhos da casa. “Quero concluir a minha gestão entregando tudo aquilo que me comprometi a fazer. Se o nosso nome estiver bem avaliado pelos parlamentares, por que não nos candidatarmos e passar os quatro anos aqui? Mas, essa questão da eleição vai ficar mais para o fim do ano”, confidenciou.  

Por José Fernando Vilela

Fotos: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

Expressão Brasiliense

Read Previous

BORA TRABALHAR | Ministro do TST considera ilegal greve dos petroleiros

Read Next

E AGORA? | China alerta para impacto do coronavírus sobre frango e ovos