Faltando uma semana para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentativa de golpe de Estado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi apontado como possível candidato à Presidência da República em 2026.
A sinalização aconteceu durante a festa de comemoração dos 20 anos do Republicanos, realizada em Brasília na noite desta segunda-feira (25). No evento, lideranças nacionais da legenda prestigiaram Tarcísio, que foi ovacionado pelo público ao ser citado no telão.
Republicanos mira o Planalto em 2026
Em discurso, o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, fez um aceno direto ao governador paulista:
“Quem sabe, se a conjuntura permitir, teremos um candidato a presidente da República. Não é, Tarcísio?”, afirmou, arrancando aplausos da plateia.
O gesto posiciona Tarcísio de Freitas como o nome mais forte do Republicanos para disputar o Palácio do Planalto em 2026, em meio à indefinição sobre o futuro político de Jair Bolsonaro.
Tarcísio critica Lula e defende “pacificação”
Em seu discurso, Tarcísio falou de temas nacionais e criticou diretamente o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele defendeu que o Congresso Nacional seja protagonista em uma eventual “pacificação” do país — termo usado em referência indireta à proposta de anistia em discussão em Brasília.
“Nós precisamos de pacificação, e o Congresso Nacional tem um papel fundamental nessa pacificação. Não podemos permitir que ninguém tire essa prerrogativa do Congresso”, disse o governador.
Caminho para 2026
Com as falas, Tarcísio de Freitas mostrou-se disposto a assumir protagonismo nacional, mesmo mantendo sua ligação política com Jair Bolsonaro, que enfrenta julgamento no STF e risco de ir para a cadeira. O Republicanos, por sua vez, sinaliza que pretende se consolidar como uma das principais forças na disputa presidencial de 2026.
Com informações da Agência Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.