• 21 de janeiro de 2026

Eleições 2026: AtlasIntel aponta que Flávio Bolsonaro sobe nas intenções de votos e ameaça Lula no 2º turno

Para os que apostavam que o filho “01” do ex-presidente Jair Bolsonaro não teria musculatura eleitoral para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo instituto AtlasIntel indica um cenário diferente. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou crescimento expressivo desde a última sondagem, realizada em dezembro.

O levantamento foi feito entre os dias 15 e 20 de janeiro e ouviu 5.418 eleitores com idade a partir de 16 anos, em todas as regiões do país. Na simulação de um confronto direto de segundo turno entre Flávio Bolsonaro e Lula, o senador avançou cinco pontos percentuais e reduziu significativamente a distância em relação ao petista.

Flávio Bolsonaro encosta em Lula no segundo turno

De acordo com os dados divulgados pela AtlasIntel, a diferença entre Flávio Bolsonaro e Lula em um eventual segundo turno é de 4,3 pontos percentuais. Considerando a margem de erro da pesquisa, os dois aparecem tecnicamente empatados em algumas regiões do país, com oscilações locais que colocam um ou outro à frente.

O resultado chama atenção principalmente pelo pouco tempo de exposição pública da pré-candidatura do senador. Mesmo tendo anunciado suas intenções eleitorais recentemente, Flávio Bolsonaro registrou um salto relevante nas intenções de voto, acendendo um sinal de alerta no Palácio do Planalto.

Crescimento preocupa Planalto e anima a direita

Outro dado que inquieta o núcleo político do governo Lula é o alcance nacional da pesquisa. O desempenho de Flávio Bolsonaro aparece distribuído em todas as regiões brasileiras, indicando boa receptividade entre eleitores de direita, de centro e, sobretudo, entre indecisos que aguardavam uma definição de Bolsonaro sobre o nome que disputaria as eleições presidenciais.

A escalada do senador nas pesquisas também provoca desconforto entre partidos que orbitam o governo, especialmente lideranças do Centrão, conhecidos por sua movimentação pragmática conforme o cenário eleitoral se desenha.

Já entre aliados de Jair Bolsonaro, o crescimento de Flávio é visto como estratégico. O desempenho o credencia como um nome competitivo contra Lula e coloca definitivamente o herdeiro político do ex-presidente no pleito deste ano.

Nos bastidores, dirigentes da direita e lideranças do Centrão mais ligados ao ex-presidente comemoraram o resultado do levantamento. No campo governista, o clima é de cautela e silêncio.

As próximas pesquisas deverão indicar se esse movimento de crescimento é pontual ou se Flávio Bolsonaro, de fato, se consolida como o principal nome da direita para enfrentar Lula nas urnas.

Charge: Desenvolvida por IA


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Casos de gripe disparam no DF e Secretaria de Saúde reforça vacinação até 31 de janeiro para toda população

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.