• 20 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2022 | PT quer criar aliança de esquerda com outros partidos e garantir palanque para Lula no DF

No último sábado (7), o diretório regional do Partido dos Trabalhadores do DF reuniu seus filiados para definir “táticas eleitorais” para o ano que vem com o objetivo de criar uma frente de partidos de esquerda e garantir palanque para o ex-presidente Lula, que poderá ser o candidato da legenda na disputa presidencial.

As decisões do encontro estão apontadas na resolução do diretório regional que o Expressão Brasiliense teve acesso nesta segunda (9). O primeiro item do documento ressalta que o partido “trabalhará firmemente para a eleição de Lula e para a derrota e substituição do governo protofascista de Bolsonaro por um governo democrático e popular”.

A resolução também destaca que a legenda também quer derrotar e substituir “as forças de direita e bolsonaristas locais”. Para isso, o PT informa que irá apresentar nomes de “petistas para comporem a chapa majoritária”.

Quanto a “aliança de esquerda” que o partido quer encabeçar, os petistas deixam claro que a parceria com os outros partidos “deve ser permanente e a aliança eleitoral poderá ser formada no primeiro ou no segundo turno das eleições, mas deve ser construída especialmente para formar o governo e para governar”.

O PT já governou o Distrito Federal por duas vezes e nunca conseguiu se reeleger seus governadores. Cristovam perdeu para Joaquim Roriz em 1998 e Agnelo Queiroz para Rollemberg em 2014.

O documento também traz um cronograma de ações que terão início ainda neste mês terminando no dia 30 de outubro com mais um encontro para debater as “táticas eleitorais”.

Acesse aqui a resolução divulgada pelo PT-DF.

Da Redação

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

CPI DA COVID | Contagem regressiva para depoimento do deputado Ricardo Barros sobre irregularidades na compra da Covaxin

Read Next

NOTÍCIA-CRIME | TSE pede ao STF para investigar se Bolsonaro vazou informações sigilosas sobre ataque de hackers em 2018